
A forma como organizamos os alimentos no prato e a ordem em que os consumimos pode ter um papel importante na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Essa prática, conhecida como “sequência alimentar”, tem chamado a atenção como estratégia de apoio para pessoas com diabetes tipo 2, pré-diabetes ou para quem busca uma alimentação mais equilibrada.
A proposta é simples: começar a refeição com vegetais, seguir com proteínas e gorduras saudáveis e deixar os carboidratos para o final. Segundo estudos recentes, essa sequência pode reduzir os picos de glicose no sangue após as refeições, contribuindo para o controle metabólico e ajudando na prevenção da resistência à insulina, um dos principais gatilhos para o desenvolvimento da diabetes tipo 2.
A explicação da importância da ordem dos alimentos está no processo de digestão. Quando começa primeiro com fibras, proteínas e gorduras, o processo de digestão fica mais lento. Isso significa que os açúcares dos carboidratos são absorvidos mais gradualmente, evitando elevações bruscas da glicemia. Além disso, essa abordagem pode aumentar a saciedade e melhorar a resposta do corpo à insulina.
Em diferentes estudos, pessoas que consumiram alimentos ricos em fibras e proteínas antes dos carboidratos apresentaram níveis significativamente mais baixos de açúcar no sangue após as refeições, em comparação com aquelas que iniciaram a refeição com pães, massas ou outros carboidratos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo especialistas da área de saúde, adotar a sequência alimentar pode ser útil mesmo para pessoas sem diagnóstico de diabetes, pois a estratégia ajuda a evitar sobrecargas de glicose no organismo, algo que, ao longo do tempo, pode se transformar em um fator de risco para o desenvolvimento da pré-diabetes e, posteriormente, da diabetes tipo 2.
Além disso, especialistas reforçam ainda que o mais importante de tudo é manter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, legumes, frutas, proteínas magras e grãos integrais, sem excessos e com variedade. As mudanças no hábito alimentar, como ajustar a ordem dos alimentos no prato, podem fazer grande diferença no equilíbrio da glicemia e na prevenção de outras doenças crônicas.
O post Comer na ordem certa e organizar a comida no prato ajuda a controlar a glicemia: entenda apareceu primeiro em Folha BV.