Barra Velha foi cenário de uma grande ação policial nesta terça-feira (29), com a chegada de agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul para integrar a Operação Remap, que visa combater uma organização criminosa responsável por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A operação, deflagrada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Cruz Alta, também envolve as polícias de Santa Catarina e Paraná.
A operação, que já prendeu 13 pessoas nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, investiga o envio de grandes quantidades de cocaína e drogas sintéticas para a região sul do Brasil, além de uma movimentação financeira de R$ 40 milhões gerada por meio de empresas e pessoas físicas utilizadas para ocultar a origem ilícita do dinheiro. Em Barra Velha, a polícia apreendeu armas, munições, dinheiro, veículos e drogas.
Segundo o delegado Ricardo Drum Rodrigues, a investigação começou com a apreensão de R$ 88.860 com um dos envolvidos no Rio Grande do Sul. A partir dessa apreensão, foi possível confirmar o envolvimento de membros do bando em atividades de tráfico e lavagem de capitais. A investigação revelou que, em cerca de dois anos, o grupo enviou mais de 100 quilos de cocaína para Cruz Alta e distribuiu grandes quantidades de drogas sintéticas, com origem em cidades do litoral catarinense.
Além das prisões em flagrante, que resultaram na apreensão de 35 quilos de cocaína e 20 quilos de crack, a operação ainda está em andamento, com o cumprimento de 54 ordens de busca e apreensão e 18 mandados de prisão preventiva.
A ação contou com o apoio das polícias civis de Santa Catarina e Paraná, e segue desmantelando a organização criminosa responsável pelo tráfico e pela lavagem de dinheiro na região.
The post Barra Velha é alvo de operação da Polícia Civil do RS appeared first on SCTODODIA.