Metrô do Recife: ramal Camaragibe da Linha Centro volta a funcionar após quatro dias; ramal Jaboatão é fechado outra vez


CBTU detectou um problema, durante a madrugada desta segunda-feira (16), no posicionamento de um trem do ramal Jaboatão, que atingiu um cabo elétrico. Ramal Jaboatão da Linha Centro do Metrô do Recife para de funcionar
A manhã desta segunda-feira (16) começou complicada para os passageiros da Linha Centro do Metrô do Recife (veja vídeo acima). Após quatro dias sem funcionar, o ramal Camaragibe voltou a operar. No entanto, foi suspenso outra vez o funcionamento do ramal Jaboatão, que já tinha ficado fechado na quinta-feira (12) e na sexta-feira (13) por causa de uma pane elétrica.
Desta vez, foi detectado um problema, na madrugada desta segunda, no posicionamento de um trem do ramal Jaboatão, que atingiu um cabo elétrico, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que não informou uma previsão de quando o funcionamento será retomado. Quatro estações desse ramal permanecem fechadas: Jaboatão, Engenho Velho, Floriano e Cavaleiro.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Com relação ao ramal Camaragibe, a CBTU chegou a informar à TV Globo que, às 6h, ele voltaria a funcionar. No entanto, passageiros relataram ao Canal Globo que não tinha metrô nas estações no horário indicado. Apenas às 6h40, o primeiro trem desse ramal começou a circular.
O problema na Linha Centro do Metrô do Recife começou por volta das 12h30 da quinta-feira (12), após um problema na fiação. Imagens enviadas por passageiros ao Canal Globo mostram um incêndio nos fios da Estação Rodoviária, no ramal Camaragibe.
De acordo com a CBTU, os dois ramais da Linha Centro transportam, diariamente, cerca de 120 mil pessoas das cidades de Jaboatão e Camaragibe até a Estação Central do Recife, no bairro de São José, no Centro da cidade.
Transtornos para passageiros
Filas no Terminal Integrado de Jaboatão, na manhã desta segunda-feira (16)
Reprodução/TV Globo
Nos terminais de ônibus de Jaboatão dos Guararapes, longas filas se formaram, e os passageiros reclamaram da demora de chegada dos veículos.
“É um descaso, né? Quebra direto esse metrô. E outra, eu já estou há uma hora e meia na fila. A gente já chega no trabalho cansada e já estou pensando na volta”, disse uma plantonista que trabalha no Centro do Recife e se identificou apenas como Fátima durante entrevista ao vivo no Bom Dia Pernambuco.
Outro trabalhador, que não se identificou, também reclamou da demora dos ônibus, que estavam com um volume de passageiros maior do que o normal.
“É um absurdo isso que fazem com a gente. Passagem cara, não temos benefícios, nem não avisam nada. Somos pegos de surpresa, não botam carro para rodar, nem nada”, afirmou.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, a linha 200 – Jaboatão (Parador), que leva os passageiros até o Centro do Recife, foi reforçada. Além disso, começou a circular a linha emergencial 238 – Jaboatão/Barro, que vai até a Zona Oeste do Recife.
Problemas recorrentes
Os problemas no Metrô do Recife são frequentes e interferem na operação das linhas. Confira, abaixo, alguns casos mais recentes:
20 de junho de 2024: uma queda de energia provocou uma explosão num transformador e deixou os dois ramais da Linha Centro sem operação por 24 horas;
18 de junho de 2024: a Linha Sul ficou um dia sem funcionar por causa de um problema elétrico na rede aérea;
10 de junho de 2024: todas as estações da Linha Centro amanheceram fechadas por causa de um problema na rede elétrica;
14 de abril de 2024: a Linha Sul parou de funcionar por um dia após um trem quebrar e causar um problema na rede elétrica do sistema;
11 de março de 2024: todas as estações da Linha Sul do Metrô do Recife amanheceram fechadas por causa de um problema na rede de energia;
25 de dezembro de 2023: a Linha Sul não operou por dois dias seguidos, pois um problema na rede elétrica fez com que os trens precisassem de reparos;
26 de novembro de 2023: passageiros precisaram descer no meio dos trilhos, próximo da Estação Prazeres, por conta de outro problema na rede de energia;
2 de agosto de 2023: metroviários iniciaram uma greve reivindicando, entre outros pontos, a reestruturação do Metrô do Recife. A operação foi impactada por 25 dias;
20 de junho de 2023: fios da rede elétrica se romperam e pegaram fogo, suspendendo toda a operação da Linha Centro por um dia.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.