Governo do DF institui temporada oficial da colheita de soja

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A partir deste ano, a colheita da soja no Distrito Federal passa a ter um período oficialmente definido. Durante a abertura da AgroBrasília 2025, nesta sexta-feira (23), o governador Ibaneis Rocha assinou um decreto que institui a temporada de recolhimento do grão entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro. A data exata será estabelecida anualmente pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF).

Ao anunciar a medida, o governador destacou a importância estratégica da produção de soja para o DF. “O que nos orgulha ainda mais é saber que aqui estamos avançando em todas as áreas, desde o pequeno agricultor, que nós estamos financiando, até os grandes produtores rurais com a produção de soja do Distrito Federal, que tem crescido muito”, afirmou Ibaneis.

A soja é, atualmente, o principal produto agrícola desenvolvido na capital federal. Na safra 2024/2025, mais de 320 mil toneladas foram colhidas em uma área plantada superior a 72 mil hectares, segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). O cultivo ocupa mais de 83 mil hectares em todo o território distrital, com parte da produção destinada à exportação — inclusive para países como o Paquistão.

Para o secretário Rafael Bueno, titular da Seagri-DF, o decreto representa um reconhecimento à relevância do setor. “Estamos reconhecendo o produtor como a grande estrela da agropecuária do Distrito Federal. Simboliza o reconhecimento da principal atividade agrícola do DF, que é a soja, e do esforço dos produtores”, declarou.

Com mais de 1,3 mil produtores atuando no cultivo da leguminosa, o novo marco busca valorizar o trabalho no campo e aprimorar a interlocução entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e as entidades representativas do agronegócio.

Além da criação do calendário, o GDF tem reforçado ações de infraestrutura para apoiar o setor. Em fevereiro, o governador visitou a Fazenda Coperbrás, em Planaltina, no início da colheita da atual safra. Na ocasião, anunciou a reforma das estradas vicinais que dão acesso às áreas produtivas, com o objetivo de reduzir perdas no transporte dos grãos.

A instituição do período oficial para a colheita reforça o protagonismo da soja no campo brasiliense e projeta um cenário de maior organização e valorização para os produtores locais.

Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.