Criciúma investe na qualificação da gastronomia

Empresários do setor gastronômico de Criciúma terão uma grande oportunidade de crescimento e qualificação a partir da parceria firmada entre o Sebrae, a Via Gastronômica e a Associação Empresarial de Criciúma (Acic). A iniciativa tem o objetivo de desenvolver e fortalecer os restaurantes locais por meio de ações estratégicas e práticas voltadas à gestão, inovação e competitividade.

A primeira grande ação do projeto será a missão técnica para a Fispal Food Service 2025, maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de maio, em São Paulo.

Conforme a analista técnica do Sebrae, Elisandra Bernardi, a proposta é promover ações estruturadas e contínuas. “A parceria vai além da feira. Teremos sete meses de atividades, com workshops, consultorias especializadas em gestão, pesquisa de mercado, participação no congresso da Abrasel Summit SC e até consultoria com cliente oculto. É uma imersão completa no aprimoramento dos negócios participantes”, fala.

Nesta primeira etapa, são nove estabelecimentos participantes da iniciativa: Cantina Vettorazzi; Forneria Casaluce; Churrascaria Apolo XVI; Confraria do Sabor; Duluís Pizzaria Artesanal; El Tarquin Parrilla; Fábrica de Costela; Queen’s House e Seu Bragança.

Gestão empresarial

O projeto busca ainda melhorar a gestão empresarial, com foco em áreas como marketing, finanças, formação de preços e gestão de pessoas, além de proporcionar acesso a tendências de mercado, inovações tecnológicas, melhorias na experiência do cliente e conhecimento sobre questões tributárias.

A parceria nasceu do diálogo entre o Sebrae e o Núcleo de Gastronomia da Acic, motivado por interesses em comum. “Foi uma construção baseada na escuta dos empresários e na identificação de necessidades reais. O objetivo é gerar impacto prático e fortalecer os negócios de forma coletiva e estratégica”, explica Elisandra.

O gerente Regional Sul do Sebrae, João Alexandre Guze, lembra que o órgão tem como missão apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios e estimular a competitividade dos empreendedores catarinenses, sendo a parceria com a Via Gastronômica e a Acic um exemplo de como é possível promover transformações reais e duradouras.

O setor gastronômico é estratégico para Criciúma, tanto do ponto de vista econômico quanto cultural, e merece atenção especial. Por isso, estruturamos uma jornada completa, com ações práticas e planejadas, que vão desde a imersão em grandes eventos do setor até consultorias individualizadas. Estamos comprometidos em oferecer conhecimento, inovação e ferramentas de gestão que façam a diferença na rotina dos restaurantes e na experiência dos clientes. É uma iniciativa que fortalece o ecossistema local e prepara os empresários para novos desafios e oportunidades”, reforça.

Para o coordenador dos Núcleos Empresariais da Acic, João José Camargo, a união com o Sebrae promoverá resultados concretos. “A parceria impactará positivamente a gestão das empresas e fortalecerá o setor gastronômico na nossa cidade. A Acic atua conectando os empresários e apoiando a execução de todas essas ações em conjunto com o Sebrae”, afirma.

Ao unir capacitação técnica, experiência prática e integração entre os participantes, a ação consolida uma agenda de desenvolvimento sustentável para o segmento gastronômico do Sul de Santa Catarina. O presidente da Via Gastronômica de Criciúma e empresário da Fábrica de Costela, Guilherme Constantino Pelegrin, também destaca a importância da iniciativa. “É fundamental para garantir a continuidade do crescimento do setor e também para o desenvolvimento econômico da região. Vamos trabalhar temas centrais nas consultorias e visitas técnicas, sempre buscando a excelência”, relata.

 

The post Criciúma investe na qualificação da gastronomia appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.