O programa Quarta do Cidadão, promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), anunciou uma nova parceria em sua oitava edição, firmada com o Instituto Brasil Te Ama. A iniciativa ampliou os serviços oferecidos à população masculina em situação de vulnerabilidade social. O evento ocorreu na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, nesta quarta-feira (21), e registrou 940 atendimentos.
A parceria com o Instituto Brasil Te Ama permitiu a inclusão de assistência odontológica, proporcionando cuidados bucais a um público que, muitas vezes, enfrenta dificuldades para acessar esse tipo de serviço. A organização ofertou também atendimentos de enfermagem, testes rápidos, teste de glicemia, aferição da pressão arterial e exame PSA (Antígeno Prostático Específico). Essa ação reforça o compromisso da instituição em promover a cidadania e garantir direitos básicos a todos, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade.
“A inclusão dos serviços odontológicos na Quarta do Cidadão representa um avanço importante na oferta de cuidados integrais à população masculina em situação de vulnerabilidade. Estamos ampliando o alcance dos nossos serviços para garantir que esses cidadãos tenham acesso a direitos básicos que muitas vezes lhes são negados”, afirmou o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Vinícius Martins, do Instituto Brasil Te Ama, reforça que a instituição é voltada para atendimentos à população vulnerável com ampla abrangência, dentro e fora do DF, promovendo diversas ações humanitárias. “Em parceria com a DPDF, ofereceremos vários serviços odontológicos. A iniciativa ofertou também atendimentos de enfermagem, testes rápidos, teste de glicemia, aferição da pressão arterial e exame PSA. Em caso de identificação de alterações, os pacientes são encaminhados para atendimento em clínica e para a rede pública de saúde”, explicou.
*Com informações da Agência Brasília