A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), investiga um casal suspeito de envolvimento em fraude contra empresas atacadistas no DF. Outros dois envolvidos no esquema, também estão na mira da PCDF, eles seriam parentes do casal. O grupo negociava descontos abusivos com empresas atacadistas, durante aquisições de grandes volumes de mercadorias, gerando prejuízo de R$130 mil.
As investigações indicaram que os suspeitos se associaram com o intuito de obter vantagens ilícitas por meio de fraudes relacionadas ao estelionato. Segundo a PCDF, os envolvidos cooptavam funcionários das empresas-alvo, convencendo-os a participar do esquema e a conceder descontos prejudiciais às próprias organizações.
A mulher trabalhava em uma empresa atacadista e, possuía função que lhe permitia negociar descontos com clientes para vendas de grande volume. Os valores negociados precisavam trazer lucro de, pelo menos, 20% para a rede. Porém, os descontos dados pela suspeita causavam prejuízos de até 96% à empresa.
Foram identificadas, por meio de uma auditoria, 16 vendas feitas pelo grupo investigado, gerando um prejuízo de R$ 130 mil. Os produtos obtidos com desconto eram vendidos pelo grupo, que ficava com os lucros. Esses descontos eram oferecidos para empresas que estavam no nome de parentes da mulher e do homem investigados.
A maioria dos produtos comprados a preços abaixo do mercado eram cosméticos revendidos em um comércio localizado em Santa Maria, que foi interditado. Também foram apreendidos grande quantidade de fraldas em posse do grupo, durante a Operação Kosmos, deflagrada nesta terça-feira (20/05).
Após a descoberta da fraude, o investigado foi demitido da multinacional, e a noiva foi
desligada da rede de supermercados. Com base nas evidências, foram solicitados mandados de busca e apreensão para a loja dos investigados e suas residências. Além do ex-funcionário da multinacional e a noiva, também foram alvos da operação o pai e o sobrinho do principal investigado.
As buscas ocorreram em Arniqueiras e Santa Maria, onde os agentes procuraram tanto pelos produtos ilícitos quanto por elementos de prova para confirmar a extensão das atividades criminosas do grupo e outras possíveis vítimas.