PCDF cria comitê para o desenvolvimento de políticas públicas para as servidoras

Foto: Divulgação/PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) instituiu, por meio da portaria nº 305/2025, publicada nesta segunda-feira (19), um comitê permanente dedicado ao planejamento e desenvolvimento de políticas públicas direcionadas às mulheres que integram os quadros da instituição. A medida representa um avanço no fortalecimento da atuação feminina e na promoção de um ambiente mais inclusivo e equitativo dentro da corporação.

O comitê terá como foco principal assegurar que as demandas específicas das servidoras sejam consideradas de forma contínua e estruturada, em conformidade com o decreto distrital nº 45.414/2024, que define diretrizes para a equidade de gênero na segurança pública do DF.

A formação do grupo será composta por representantes de todas as carreiras policiais da PCDF: uma delegada de polícia — que presidirá o comitê —, uma perita criminal, uma perita médico-legista, uma agente de polícia, uma escrivã, uma agente policial de custódia e uma papiloscopista. As indicações devem ser feitas pelas respectivas unidades no prazo de até dez dias após a publicação da portaria.

De acordo com a normativa, caberá ao comitê apresentar anualmente metas e ações alinhadas aos objetivos da portaria e do decreto distrital, com a publicação das informações no site institucional da PCDF. As atividades seguirão os parâmetros estabelecidos, sem prejuízo de outros regulamentos pertinentes.

O comitê será vinculado diretamente ao gabinete do delegado-geral da Polícia Civil e será presidido pela delegada Karen Tatiane Langkammer, diretora da Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (Diam). Para ela, a criação do colegiado reforça o compromisso da instituição com a valorização das mulheres policiais:

— Essa medida reforça o compromisso da PCDF com a promoção da equidade de gênero, o respeito aos direitos das servidoras e o fortalecimento de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e representativo — afirmou a delegada.

A criação do comitê permanente sinaliza um movimento institucional pela consolidação de políticas que ampliem a participação e o protagonismo feminino nas forças de segurança pública do Distrito Federal.

Com informações da PCDF

Adicionar aos favoritos o Link permanente.