DF ganha destaque internacional na maior conferência de prevenção do crime com urbanismo inteligente

destaque internacional prevencao crime

O Distrito Federal foi protagonista da ICA Conference 2025, maior evento global sobre prevenção do crime pelo design ambiental (CPTED), realizado em Palm Springs, na Califórnia. Durante o Painel Brasil, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) apresentou casos de sucesso e inovações metodológicas que vêm sendo implementadas por meio do programa Segurança Integral.

“A presença da SSP-DF na ICA Conference 2025 reafirma o protagonismo da capital federal na construção de políticas públicas de segurança pautadas em ciência, planejamento urbano e participação social. É prova de que o programa Segurança Integral tem se consolidado como uma referência internacional em segurança preventiva, integrada e sustentável”, destacou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

A abertura do painel foi conduzida pelo tenente-coronel Isangelo Senna, referência nacional em CPTED e coordenador de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da SSP-DF.

“Destacamos ferramentas como o Inventário CPTED para Espaços Públicos, que utilizamos para diagnosticar áreas vulneráveis, e o curso de formação voltado a profissionais da segurança e da gestão territorial. A integração entre políticas públicas e práticas de gestão territorial é essencial para o sucesso de qualquer projeto de segurança preventiva”, afirmou Senna.

Outro destaque foram as ações do eixo Cidade Mais Segura. A major Daniele Alcântara, da Subsecretaria de Integração em Políticas, demonstrou como a requalificação urbana de locais como a Catedral Metropolitana de Brasília e o Centro POP contribuíram para a redução de conflitos e ampliação da proteção social. “A CPTED é uma ferramenta poderosa para reestruturar espaços e promover a segurança de forma sustentável, sem recorrer apenas à repressão porque é visível que as modificações no ambiente desincentivam ações criminosas e aumentam a sensação de segurança ”, explicou.

Avanços do programa Guardião Escolar, que melhora a segurança nas escolas públicas por meio de diagnósticos ambientais, reorganização do espaço e articulação com a comunidade, também foram levados à conferência. “A segurança escolar deve ser uma prioridade, não apenas para a proteção dos alunos, mas também para a construção de uma cultura de paz nas comunidades”, destacou a tenente-coronel Renata Cardoso, chefe do Centro de Políticas Públicas da PMDF.

Também ganhou espaço o programa Guardião Rural, voltado para áreas do campo. Apresentado por Isangelo em coautoria com o major Rafael Branquinho, do Conselhos Comunitários de Segurança, o projeto atua com foco na vigilância solidária, gestão territorial participativa e prevenção situacional no meio rural, valorizando o envolvimento direto das comunidades.

A participação também foi marcada pelo reconhecimento internacional do CPTED implantado em outros estados. O programa Comvida, da Polícia Militar da Paraíba foi citado como exemplo de iniciativa inspirada no curso oferecido pelo DF, que promoveu um impacto direto na segurança, contribuindo com o fortalecimento das ações preventivas na região.

*Com informações da SSP-DF

Adicionar aos favoritos o Link permanente.