Empresário de SC entra no Guinness Book ao dar a volta ao mundo mais rápida de helicóptero

Print de um vídeo de André e Peter dando a volta ao mundo mais rápida de helicóptero; no registro, os dois sobrevoam a Estátua da Liberdade

André Borges de Freitas e Peter Wilson sobrevoaram, no ano passado, a Estátua da Liberdade – Foto: Reprodução/YouTube/ND

André Borges de Freitas, empresário catarinense, e Peter Wilson, piloto inglês, entraram no Guinness Book com a volta ao mundo mais rápida de helicóptero na categoria antipolos. A saída e a chegada aconteceram no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina.

Os pilotos conduziram um Robinson R66. Após a saída de Santa Catarina, os dois partiram para leste pelos antípodas de Bichura, na Rússia, e El Calafate, na Argentina, em 105 dias e 7 horas, entre 18 de junho e 1º de outubro de 2024, a uma velocidade média de 19,21 km/h. A circunavegação foi homologada pela FAI (Fédération Aéronautique Internationale).

Dupla passou por mais de 30 países durante a volta ao mundo mais rápida de helicóptero

Segundo o empresário, os dois passaram por 35 países. “Eu acho incrível. Quando tive a ideia de dar a volta ao mundo de helicóptero, sabia que nenhum brasileiro tinha feito. Isso fica, realmente, registrado na história da aviação brasileira. O bônus, a cereja do bolo, foi a gente ter conseguido também o Guinness Book de volta ao mundo mais rápida pelos antipolos”, disse, o empresário, ao ND Mais.

Emoções e momentos marcantes não faltaram durante a aventura. “Eu adorei passar pelo Caribe voando, gostei muito de chegar nos Estados Unidos, principalmente, voar pela Estátua da Liberdade, que é um lugar em Nova York que acho muito bacana. As grandes travessias também foram muito emocionantes”, acrescentou De Freitas.

André Borges de Freitas e Peter Wilson deram a volta ao mundo mais rápida de helicóptero pelos antipolos – Foto: Divulgação/ND

A viagem, entretanto, não foi isenta de obstáculos. Em agosto, a dupla passou por um terremoto na costa leste da Rússia, com magnitude 7.0 na escala Richter. Além disso, no trajeto entre El Salvador e o Panamá, os dois precisaram pousar em um campo por conta das condições climáticas.

O empresário compartilhou detalhes da volta ao mundo pelo canal que tem no Youtube, o De Helicóptero Pelo Mundo. Assista ao momento em que os dois pilotos sobrevoaram a Estátua da Liberdade, em Nova York:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.