Diretor da DTT afirma: onda verde já está ativa

Durante muito tempo, a chamada “onda verde” nos semáforos de Criciúma foi uma demanda recorrente da população. A proposta de sincronizar os sinais para garantir maior fluidez no trânsito, especialmente em horários de pico, passou a ganhar forma com a instalação de uma nova central semafórica, implantada pela prefeitura no ano passado.

Em entrevista à Rádio Cidade em Dia, o diretor da Diretoria de Trânsito e Transportes de Criciúma, Frank Bez Fontana, explicou como funciona o sistema. Segundo ele, a “onda verde” está em operação, especialmente na Avenida Centenário, principal via que cruza o município de ponta a ponta.

“Se você for da região da Próspera em direção ao Centro e pegar o primeiro semáforo aberto, vai passar por todos os outros até a rodoviária também em sinal verde. Agora, se pegar o primeiro fechado, os demais também estarão fechados”, afirmou.

De acordo com Fontana, a lógica da onda verde está baseada em blocos sincronizados. A ideia é que, ao respeitar a velocidade média de 50 km/h — embora a via permita até 70 km/h —, o condutor consiga passar por todos os semáforos abertos. Abaixo dessa velocidade, a fluidez é comprometida.

“Se algum veículo trafegar a 30 ou 40 km/h, por exemplo, ele pode atrasar os carros de trás e interromper a sequência verde. A onda verde é planejada em blocos justamente porque precisamos considerar também o tráfego nas ruas transversais”, explicou o diretor.

Além da velocidade dos veículos, outros fatores como acidentes de trânsito também podem interferir na efetividade da onda. Um simples desacelerar para observar uma ocorrência, segundo Fontana, já é suficiente para interromper o fluxo sincronizado.

Apesar de o sistema ter sido desenhado prioritariamente para a Avenida Centenário, ele também está sendo aplicado em ruas adjacentes. Fontana ressaltou que há sincronização nos cruzamentos e que a tecnologia digital adotada na nova central semafórica trouxe mais agilidade à gestão de trânsito.

“Antes, se um semáforo apresentasse falha, dependíamos que alguém nos avisasse — muitas vezes, inclusive, a própria imprensa. Agora, com a central digital, conseguimos identificar em tempo real qual equipamento está com problema e, se necessário, encaminhar um técnico ao local imediatamente”, destacou.

Segundo ele, testes vêm sendo feitos semanalmente para monitorar o funcionamento do sistema. A recomendação para os motoristas é simples: mantenham uma velocidade constante de cerca de 50 km/h e respeitem os ciclos semafóricos.

The post Diretor da DTT afirma: onda verde já está ativa appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.