Marco Nanini retorna aos palcos com “Traidor”, drama que marca sua nova parceria com o diretor Gerald Thomas após 18 anos. Com 60 anos de carreira, o ator encabeça o espetáculo no Teatro da Caixa Cultural em Brasília, em temporada até 13 de abril.
A peça, escrita por Nanini, Gerald Thomas e Fernando Libonati ao longo de intensas trocas de mensagens em 2023, reflete sobre o excesso de informações na era digital. “A maior influência veio do tempo em que vivemos, desse homem pressionado por notícias constantes da internet e das redes sociais”, conta Nanini.
Na trama, seu personagem se vê perdido em meio a esse turbilhão de informações. Isolado em uma ilha, é acusado de algo que não cometeu e trava diálogos com sua consciência, fantasmas e reflexões sobre passado, presente e futuro. No elenco, também estão Hugo Lobo, Ricardo Oliveira, Romulo Weber e Wallace Lau.

Para Nanini, interpretar esse papel traz desafios. “Por ser um personagem que enfrenta as angústias do homem contemporâneo, o maior desafio é expressar essas emoções de maneira que o público se identifique e acompanhe a peça.” Ele reforça que a peça levanta um questionamento essencial: “Em Traidor, discutimos a inadequação, o desconforto do ser humano nesse mundo virtual que ele mesmo criou e a solidão que isso gera.”
Esse projeto marca o retorno do ator ao teatro após a pandemia, período em que se dedicou a trabalhos audiovisuais e pessoais. Segundo ele, o impacto do isolamento foi perceptível no comportamento do público. “O que notamos no pós-pandemia é uma presença massiva nas salas de espetáculo. Houve uma valorização do ao vivo, da troca de experiências, dos olhares e das percepções.”

A empolgação do público já se reflete na bilheteria. Os ingressos para o primeiro fim de semana esgotaram rapidamente, levando a Caixa Cultural a abrir uma sessão extra no domingo, dia 6, para atender à alta demanda por essa obra reflexiva e atual.
TRAIDOR, com Marco Nanini
Onde: CAIXA Cultural Brasília, SBS Quadra 4 Lotes 3/4
Quando: de 3 a 13 de abril de 2025
Horários: quintas e sextas, às 20h, sábados, às 17h e às 20h, e domingos, às 19h. Sessão extra dia 6/4 às 16h.
Ingressos: R$ 15 (meia para clientes CAIXA e casos previstos em lei) e R$ 30 (inteira) | As vendas para o segundo final de semana abrem dia 5 de abril, a partir das 9h, na bilheteria do teatro; e das 13h, no site.
Duração: 55 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos