Câmara Legislativa dá posse a 120 novos servidores

solenidade de posse dos novos servidores efetivos da câmara legislativa do distrito federal

Nesta sexta-feira (28), 120 servidores nomeados entre abril de 2024 e março de 2025 tomaram posse na Câmara Legislativa do DF (CLDF). Em solenidade que lotou o auditório do local, o presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), elogiou a qualidade do quadro de servidores e deu boas-vindas aos recém-chegados.

“A gente sabe que não é uma batalha fácil, mas é muito bom e vale muito a pena. Com essas nomeações, ficamos com o sentimento de que estamos fazendo o melhor não apenas para a Câmara, mas para toda a população do DF”, declarou.

Para Wellington, a CLDF vive um de seus melhores momentos institucionais. O parlamentar citou a conquista da classificação de excelência no Radar da Transparência e a recente implantação do restaurante Sesc na praça do servidor. A entrada dos novos servidores, em sua avaliação, é mais um indício de melhoria institucional. “Essas nomeações são nosso maior legado”, avaliou.

A diretora de gestão de pessoas da Câmara, Edilair da Silva Sena, relembrou o histórico do concurso, que teve as provas aplicadas ainda em 2018. Ela conta que o certame previa 90 vagas, mas que, graças aos esforços da direção e da presidência da Casa ao longo dos anos, quase 700 servidores foram chamados para suprir a carência do quadro. “Tínhamos muitos projetos para desenvolver, mas faltavam servidores. Receber vocês é uma satisfação muito grande. Não percam o entusiasmo”, declarou aos empossados.

Para a presidente da Comissão de Saúde (CSA), deputada Dayse Amarílio, o ingresso dos novos servidores fortalece a Casa e, consequentemente, aprimora os serviços prestados aos cidadãos. A deputada se colocou como uma “eterna defensora das nomeações”, e aproveitou a ocasião para agradecer a primeira-dama do legislativo, Kilze Beatriz, pela “luta diária por novas nomeações”.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), deputada Doutora Jane (MDB), também fez questão de dar as boas-vindas aos novos servidores e afirmou que, desde que tomou posse como deputada, constatou o “nível de excelência” dos quadros da CLDF.

Emoção e conquista

Em discurso emocionado, a consultora técnica-legislativa Priscila Campos Muniz falou em nome dos empossados. Ela relembrou a trajetória de estudos, dedicação, renúncias, frustrações e alegrias enfrentadas ao longo de todo o processo do concurso. Mencionou ainda a importância da rede de apoio nessa trajetória, seja de familiares, amigos ou colegas de estudo e comentou também do desejo de “retribuir ao mundo as bençãos conquistadas”.

“Gratidão é a palavra de hoje. Em um concurso, como na vida, ninguém faz nada sozinho. Durante o processo, um time nos sustentou nessa caminhada. Para chegar na vitória de hoje, a maioria de nós passou por muitas derrotas, o que nos tornou mais fortes”, declarou.

Lotada no Núcleo de Jornalismo da Casa, a consultora técnico-legislativa Ana Teresa Malta ressaltou a importância da articulação da comissão de aprovados e do empenho dos gestores para a nomeação.

“Fui nomeada faltando 1 dia para o vencimento do concurso. Fiquei surpresa e grata, pois sei que houve empenho muito grande dos servidores e vontade política para conseguir mais uma nomeação para meu setor. Isso vai fazer muita diferença na minha vida, vai melhorar muito as condições da minha família”, pontuou.

O agente de polícia legislativa Adriano Francisco Alves relatou as dificuldades que enfrentou na preparação para o certame, mencionou a importância do apoio familiar a afirmou que a solenidade de posse concretiza a realização de um sonho.

“É mais que uma alegria, é a recompensa de todo meu esforço. Para mim, que vim de uma família muito humilde, não foi fácil. Noites sem dormir, com muito estudo e dedicação. Meus pais, que, infelizmente não estão mais vivos, sempre me disseram que um dia eu venceria essa batalha e hoje estou aqui, vivendo essa conquista por mim e por eles”, afirmou emocionado.

Raphael Bruno, nomeado consultor legislativo na área de redação parlamentar, contou que sua esposa foi peça fundamental para sua preparação, assumido diversas tarefas domésticas e de cuidados com o filho do casal para que ele pudesse ter dedicação total aos estudos. O consultor contou ainda que o memento é não apenas de uma “imensa alegria”, mas de traçar projetos futuros em sua vida pessoal e profissional.

“A cerimônia foi um momento de muita emoção, a realização de um sonho. É um momento que faz refletir sobre a trajetória para chegar até aqui. Mas é um momento também de projetar o futuro: um futuro de dedicação à Câmara Legislativa e à população do Distrito Federal”, pontuou.

A cerimônia de posse, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube da Casa,  contou ainda com a participação do diretor da Previdência Complementar dos Servidores do DF (DF-PREVICOM), Daniel Evaldt; do ministro do Superior Tribunal Militar, José Coêlho Ferreira; do secretário-geral da CLDF, João Monteiro Neto; da primeira-dama da Casa, Kilze Beatriz; do consultor jurídico do governador do DF Márcio Vanderlei de Azevedo; do secretário-executivo da 1ª secretaria da câmara, Brian de Souza (representando o deputado Pastor Daniel de Castro) e do secretário- executivo da 2ª vice-presidência Gean de Moraes machado (representando a deputada Paula Belmonte).

b

Adicionar aos favoritos o Link permanente.