Pesquisa indica mudança de perfil dos turistas

A temporada de verão teve predominância de turistas entre 41 e 60 anos, com maior poder aquisitivo, e crescimento da presença de estrangeiros especialmente em Florianópolis e Balneário Camboriú.

Em Laguna, a percepção dos turistas foi marcada pela valorização da beleza natural e da tranquilidade do local, com muitas menções às praias e ao ambiente familiar. No entanto, há também um consenso sobre a necessidade de melhorias na infraestrutura e nos serviços.

Os brasileiros representaram 83,5% dos visitantes de Laguna, nesta temporada. O RS contribuiu com 28,1%, SC com 49,6% e SP com 3,3%. Dentre as regiões de SC a maior participação foi do Sul Catarinense, com 40,5%. Os estrangeiros somaram 16,5%, com argentinos em 14,0% e uruguaios em 1,7%.

A Secretaria de Turismo do Município esteve no evento que apresentou os resultados da pesquisa feita pela Fecomércio de Santa Catarina.

Saldo da temporada:

A temporada de verão 2024/2025 chega ao fim com um saldo altamente positivo para o setor turístico do litoral catarinense. Dados da pesquisa da Fecomércio SC, divulgados na última semana, indicam uma mudança no perfil dos turistas que vieram ao estado, com predominância de um público de maior idade e poder aquisitivo superior em relação aos verões anteriores. O levantamento também confirma aquilo que já era visível por todos os lados: os argentinos invadiram as nossas praias, especialmente nas cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú.

Esse cenário levou a um aumento significativo do gasto dos turistas. Em média, cada grupo de visitantes desembolsou R$ 9.349, o que representa um aumento de 41% em relação à temporada 2023/2024, quando o valor ficou em R$ 6.620. Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, é possível afirmar com segurança que a atual temporada de verão foi um sucesso.

“Nós tivemos as nossas praias lotadas durante todo o verão. Obviamente, o maior movimento ocorreu em janeiro e fevereiro, porém também tivemos ótimos índices em dezembro e em março. O tempo colaborou na maior parte do período e os turistas puderam aproveitar o que temos de melhor e também fazer as suas compras. Os setores do turismo e do comércio estão altamente satisfeitos e esperamos que o próximo verão possa ser tão bom ou até melhor do que esse”, afirma Dagnoni.

Mudança de perfil

O verão 2024/2025 confirmou uma tendência crescente: a média de idade dos turistas que visitam Santa Catarina está cada vez mais alta. Nesta temporada, mais da metade dos visitantes (54,4%) tinha entre 41 e 60 anos. Historicamente, eles representavam 37,9%. Com isso, a idade média do turista que passa o verão em Santa Catarina ficou em 45 anos.

Os jovens, por sua vez, passaram a representar um percentual cada vez menor. Para se ter uma ideia, pessoas entre 18 e 25 representaram apenas 3,9% dos turistas nesta temporada – a média histórica era de 13,9%. A faixa etária de 26 a 30 anos também registrou uma queda, de 14% para 7,8%, e a de 31 a 40 anos diminuiu de 27,4% para 23,8%.

Outro ponto observado pela pesquisa da Fecomércio foi o aumento da presença de grupos com maior renda. A maior parte dos turistas possuía renda familiar entre cinco e oito salários mínimos. Nessa faixa, o percentual saltou de 24,6% para 30,8%. As famílias com renda ente oito e dez salários mínimos foram de 12,6% para 18,6%. A faixa entre dez e 15 salários mínimos passou de 9,6% para 13,9%. Também ficou em 13,9% a taxa daqueles que ganham acima de 15 salários mínimos (anteriormente eram 7,3%).

Em contrapartida, as faixas que recebem menos de 5 salários mínimos caíram de 45,9% do total na média histórica para 23,6% nesta temporada. Segundo a analista de pesquisas da Fecomércio SC, Daniele Cruz, é possível perceber uma clara alteração no perfil socioeconômico dos turistas que frequentam o litoral catarinense.

“Nossos turistas estão ficando mais velhos e também passamos a receber grupos familiares ou de amigos com maior poder aquisitivo. Isso é bastante interessante para setores como o hoteleiro e o comércio, pois são pessoas que gastam mais”, afirma Daniele.

Um exemplo disso foi o gasto médio com compras, que aumentou 81% da temporada passada para essa. Em valores corrigidos, os grupos de turistas desembolsaram, em média, R$ 1.050 em compras contra R$ 579 no verão passado. Os locais de compra mais citados pelos turistas foram o comércio das praias (lojas), com 38,8%, seguido pelo comércio do centro da cidade (33,4%), shopping centers (14,1%) e ambulantes (13,7%).

Os gastos com hospedagem cresceram 10%, com a média passando de R$ 4.175 para R$ 4. 580, enquanto os desembolsos com alimentação saltaram 38% (de R$ 2.063 para R$ 3.338).

Invasão estrangeira

Os turistas estrangeiros vieram em peso para o litoral catarinense no verão 2024/2025. O maior destaque ficou para os argentinos, que representaram 28,8% do total de visitantes desta temporada. Em seguida, aparecem os uruguaios (2,8%), paraguaios (2,3%) e chilenos (0,8%). Turistas de outras nacionalidades representaram 0,4%.

Se somados, os estrangeiros constituíram 35,2% dos visitantes. Trata-se do maior percentual entre todas as pesquisas já realizadas pela Fecomércio SC, publicadas desde 2013. Essa taxa é ainda maior em cidades como Florianópolis e Balneário Camboriú.

Na capital catarinense, por exemplo, os estrangeiros foram a maioria entre os visitantes nessa temporada, respondendo por 55,%. Os argentinos foram os líderes e representaram 45,5% do total. Já em Balneário Camboriú os argentinos representaram quase um terço dos visitantes (29,3%).

“Também é preciso destacar que o turista argentino gastou cerca de 35% a mais do que a média dos demais visitantes. O câmbio está bastante favorável para eles. Isso fez com que víssemos cenas como aquelas de filas imensas de argentinos nas lojas de roupas e departamentos, por exemplo”, destaca Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio.

Maioria ainda vem de carro

De cada quatro turistas que visitaram Santa Catarina, três vieram de carro próprio (75,6% do total). Esse percentual fica acima da média histórica, que é de 70,7%. Os visitantes que chegaram por via aérea foram 9,7% do total. A temporada registrou um aumento significativo na proporção de turistas utilizando ônibus ou serviços similares fretados, saltando de uma média histórica de 3,0% para 8,1%.

A pesquisa da Fecomércio SC ouviu 1.200 turistas e 600 empresários entre os meses de janeiro e março.

Com informações de Fecomércio/SC.

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