Maternidade: funcionários denunciam atuação de médicos sem especialização, mas Sesau nega

Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, no bairro São Pedro (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Profissionais do Hospital Materno Nossa Senhora de Nazareth procuraram a Folha para denunciar anonimamente que médicos recém-formados e sem especialização estariam atuando em setores críticos do hospital, como emergência e sala de parto.

Segundo os relatos, esses profissionais estariam realizando procedimentos de alta complexidade, incluindo cesarianas, sem a qualificação adequada, o que colocaria em risco a saúde das gestantes e dos recém-nascidos.

Além disso, as denúncias apontam que a legislação permitiria apenas a participação de médicos residentes nessas funções, o que supostamente não estaria sendo cumprido.

Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de Roraima negou as irregularidades e afirmou que médicos clínicos gerais atuam apenas na triagem da emergência da maternidade, seguindo as escalas estabelecidas. Confira a nota na íntegra:

“Em relação às denúncias anônimas recebidas, a Secretaria de Saúde esclarece:

1.⁠ ⁠Médicos Clínicos Gerais são responsáveis pela triagem na emergência do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, seguindo as escalas estabelecidas.

2.⁠ ⁠⁠Cirurgias como cesarianas são realizadas por médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia, com o apoio de médicos residentes da mesma área.

3.⁠ ⁠⁠Os médicos residentes em ginecologia e obstetrícia participam ativamente dos procedimentos sob supervisão direta de especialistas experientes, garantindo a segurança das gestantes e dos recém-nascidos. Isso está de acordo com a Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, que regulamenta a residência médica no Brasil. 

Dessa forma, não é verdade que médicos clínicos gerais estejam realizando procedimentos cirúrgicos no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth sem a devida qualificação.

A Sesau ressalta que a disseminação de informações incorretas pode prejudicar o funcionamento da unidade de saúde e gerar desconforto entre as pacientes.”

O post Maternidade: funcionários denunciam atuação de médicos sem especialização, mas Sesau nega apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.