GDF lança 3ª edição do projeto Reconstruindo Sorrisos

celina leao 1

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Mulher (SMDF), lançou, nesta quinta-feira (31), a 3ª edição do projeto Reconstruindo Sorrisos. Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social OMNI, a iniciativa visa levar atendimento odontológico e capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social, em especial aquelas que foram vítimas de violência doméstica.

Os atendimentos a comunidade feminina serão realizados em 12 locais na região norte do DF, nas cidades de Arapoanga, Planaltina e Sobradinho. O projeto acontecerá do dia 4 de novembro a 31 de janeiro de 2025. A meta é atender, gratuitamente, 600 mulheres, e são esperados que sejam feitos 3 mil procedimentos odontológicos, conforme a necessidade de cada paciente assistida.

Presente na solenidade de lançamento da nova edição do projeto, no Palácio do Buriti, a governadora em exercício enfatizou que a iniciativa busca resgatar a autoestima das mulheres do DF. “Esse programa trata da oportunidade daquela mulher ressignificar sua vida. Muitas delas foram vítimas de violência, e estão nessa condição de vulnerabilidade há muitos anos. Aqui construímos sorrisos e a autoestima delas, além de tudo isso capacitamos elas para serem inseridas no mercado de trabalho”, disse Celina.

Celina Leao
Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A governadora em exercício lembrou que ao todo 3 mil mulheres já foram atendidas pelo projeto, e que já há solicitações de administradores para que a iniciativa chegue em outras regiões administrativas. “Estamos falando de um programa de reconstrução de vida, além da capacitação e atendimentos odontológicos há atendimento psicológico para essas mulheres”, comentou Celina. Segundo a chefe do Executivo, o projeto vai virar programa de Estado, e o próximo passo é mapear todas as mulheres do DF que precisam dos serviços ofertados.

Nesta nova edição, a ideia é aproximar o projeto das mulheres da região norte do DF. “Nós estamos aproximando o Reconstruindo Sorrisos cada vez mais das mulheres porque sabemos das dificuldades de mobilidade. Estamos indo para área rural para atender a todas. Esse projeto que queremos estabelecer como programa veio exatamente para somar, reconstruir os sorrisos e realizar a capacitação”, ressaltou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

“A questão é muito mais do que a autoestima, é saúde e capacitação profissional, para que a mulher não tenha mais uma dependência econômica. Queremos tirar essas mulheres de um ciclo de violência”, completou Giselle. A presidente do Instituto de Desenvolvimento Social OMNI, Elisângela Araújo, lembrou que o projeto começou na Estrutural, com voluntários e 30 mulheres sendo atendidas. “Era um projeto pequeno, e se transformou nessa grande estrutura. Nós vamos atender agora a região norte, mas pretendemos percorrer 33 cidades do DF”, salientou Elisângela.

Para a professora Alessandra Oliveira, que foi atendida pelo projeto em edições passadas, a iniciativa transforma vidas, e devolve a alegria e o emprego para as mulheres. “Eu tive o meu sorriso restaurado, mas o melhor foi ver minhas companheiras, que estavam há mais de 10 anos sem trabalhar e sorrir, ter essa oportunidade. Eu fico feliz em saber que além da minha comunidade, outras terão a oportunidade de restaurar seus sorrisos e se capacitarem. É um projeto de muito amor, e que transforma vidas”, frisou a educadora.

A carreta móvel do projeto conta com consultórios odontológicos completos, incluindo sala de raio-X e sala de esterilização. Serão ofertados procedimentos de restauração, reconstrução de dentes, próteses e cuidados específicos para casos de traumas decorrentes da violência doméstica. Além dos atendimentos, as mulheres farão curso de capacitação nas áreas de gastronomia, beleza e estética, com carga horária de 20h e certificação. Estão incluídos cursos de confeitaria, extensão de cílios, design de sobrancelhas, maquiagem e estética.

Para participar da ação, as interessadas devem realizar inscrição pelo site oficial do projeto Reconstruindo Sorrisos (https://reconstruindosorrisosdf.com.br/) ou presencial nas localidades onde o projeto será executado.

Confira as datas e locais do projeto

Etapa 1 (4 a 8/11) – Bairro Nossa Senhora de Fátima, 13 – Planaltina-DF
Etapa 2 (11 a 15/11) – Condomínio Estância Mestre D’Armas III Módulo 3 – Planaltina–DF
Etapa 3 – (11/11 a 15/11) – Setor Residencial Leste, Buritis IV Q 18 – Planaltina–DF
Etapa 4 – (18/11 a 22/11) – SH Vale do Amanhecer/Condomínio do Vale do Amanhecer AE 01 Bloco C sala 3/4 – Planaltina-DF
Etapa 5 – (25/11 a 29/11) – BR-479/DF-250, São José Rural, Planaltina – DF
Etapa 6 – (02/12 a 06/12) – Núcleo Rural Taquara, Agrovila do Núcleo Rural de Taquara
Etapa 7 – (09/12 a 13/12) – Módulo A Lt 4A, SH Mte. D’Armas – DVO, Brasília – DF
Etapa 8 – (16/12 a 20/12) – SH Mte. D’Armas Condomínio Cachoeira – Vila Nossa Sra. de Fátima, Brasília – DF
Etapa 9 – (06/01/2025 a 10/01/2025) – SH Nova Colina/Condomínio Novo St. de Mansões Sobradinho Q 4, S/N – Sobradinho
Etapa 10 – (13/01/2025 a 17/01/2025) – DF-335, km 10,8 norte – NR Sarandy (Quadra Poliesportiva)
Etapa 11 – (20/01/2025 a 24/01/2025) – DF-130 km 11 Rajadinha 2, Rua 8, Brasília – DF
Etapa 12 – (27/01/2025 a 31/01/2025) – Avenida Erasmo de Castro, Residencial Sandray, Rua B, 22, SH Arapoanga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.