Aluna do DF é a única estudante a tirar nota mil na capital federal

melissa estudante nota mil enem

O Distrito Federal foi uma das unidades federativas com estudantes que alcançaram a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Melissa Goelzer, de 19 anos, estudante do cursinho preparatório Academia das Especificidades, foi a única candidata no DF a atingir essa marca. Além disso, o Distrito Federal registrou 55 alunos com médias entre 980 e 1000 pontos na redação.

Rodrigo Caetano, coordenador pedagógico e sócio do cursinho Academia das Especificidades, destacou dois fatores fundamentais para o sucesso de Melissa, além de refletirem o desempenho geral dos alunos da instituição que obtiveram bons resultados no exame.

“O primeiro aspecto é a presença constante no curso”, explicou Rodrigo. Apesar de o cursinho oferecer transmissões ao vivo e gravadas das aulas – um legado do período pandêmico –, ele enfatizou que os melhores resultados são alcançados por alunos que participam presencialmente das aulas, dos plantões e das monitorias, aproveitando todas as oportunidades oferecidas.

Outro diferencial apontado por Rodrigo é o modelo de gestão do cursinho. “Todos os professores são sócios das respectivas áreas de ensino, o que aumenta significativamente o nível de envolvimento com os alunos. Eles não recebem por hora-aula, mas por participação nos resultados da instituição. Isso cria um vínculo maior com os estudantes e permite um atendimento personalizado”, afirmou.

Esse modelo permitiu que Melissa tivesse acesso direto aos professores de redação, agendando horários para revisões e esclarecimentos. “Essa proximidade potencializa os resultados, especialmente em disciplinas como redação, que demandam atenção individualizada. Oferecemos monitoria de redação 24 horas e aplicamos correções rigorosas nos textos. Isso prepara os alunos para alcançar ou superar suas metas no ENEM”, destacou.

Rodrigo também revelou que Melissa participou de praticamente todos os nove simulados realizados ao longo do ano, mantendo uma média elevada entre 940 e 960 pontos. “Isso demonstra como o rigor nas correções contribui para consolidar um desempenho excepcional. Alunos que atingem notas próximas de 980 em nossos simulados, que têm uma correção mais exigente, têm grandes chances de repetir ou melhorar no ENEM”, explicou.

Ele também ressaltou a abordagem estratégica do cursinho, baseada em dados estatísticos e técnicas de estudo fundamentadas na neurociência. “Acreditamos no mantra: ‘Informação gera ação, e ação gera resultado’. Utilizamos gráficos e análises detalhadas do desempenho dos alunos para identificar dificuldades e orientar professores e monitores nas ações necessárias”, concluiu.

A metodologia da Academia das Especificidades – que combina presença constante, proximidade entre alunos e professores, e uso de dados para decisões pedagógicas – foi determinante para o sucesso de Melissa e de outros estudantes que obtiveram resultados de excelência.

No total, 12 estudantes alcançaram nota mil na redação do Enem 2024, conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (13/1).

Segundo o ministro Camilo, a nota média da redação no Enem 2024 foi de 660 pontos, um aumento de 15 pontos em relação à média da edição anterior, que foi de 645 pontos. “Um aumento significativo, de 15 pontos, na proficiência média, quando comparado a 2023”, avaliou o ministro. Os resultados do Enem 2024 foram divulgados na manhã desta segunda-feira e estão disponíveis na Página do Participante. Para acessar, é necessário utilizar o login do Gov.br, com CPF e senha. No total, 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para as provas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.