“Seu Lidinho” será homenageado com boneco no Berbigão do Boca 2025

Lídio Augusto Costa, conhecido como “Seu Lidinho”, será o 43º boneco do tradicional bloco Berbigão do Boca, em 2025. A escolha de Seu Lidinho, que faleceu em 5 de agosto de 2024, emociona os foliões da capital catarinense, que agora poderão celebrar a memória de um dos ícones do samba em Florianópolis. Com seu sorriso largo e chapéu na cabeça, ele sempre foi uma presença marcante durante o Carnaval, especialmente como passista da Escola de Samba Embaixada Copa Lord.

O Berbigão do Boca, que abre o Carnaval de Florianópolis, tem como tradição homenagear personalidades que, durante o ano, partiram e tiveram uma contribuição significativa para a cultura da cidade. “Seu Lidinho” foi, por muitos anos, uma figura imprescindível no bloco, sempre com samba no pé e simpatia.

O legado de Seu Lidinho

Lidinho era conhecido por sua energia e carisma. Ele estava sempre por perto, seja no Mercado Público, na Passarela Nego Quirido, na sede da escola de samba, ou ainda na esquina do bar, com seu “terninho” branco, camisa amarela e vermelha e chapéu panamá, transmitindo sua paixão pelo samba o ano inteiro.

Construção do boneco

A criação do boneco de Seu Lidinho já está em andamento no ateliê do artista Alan Cardoso, que há décadas é responsável pela construção das figuras do Berbigão do Boca. A fase de pintura do boneco já está sendo finalizada, e a próxima etapa será confeccionar a roupa tradicional que Lidinho costumava usar.

A tradição dos bonecos

Os bonecos do Berbigão do Boca são uma das maiores tradições do bloco, e surgiram dois anos após o desfile começar, em 1993. Inspirados no Carnaval de Olinda, especialmente no bloco Bacalhau do Batata, os bonecos têm como objetivo celebrar e perpetuar a memória de figuras importantes da cultura de Florianópolis. O nome “Berbigão do Boca” faz referência ao molusco típico da região e a um dos fundadores do bloco, Paulo Bastos Abraham, o Boca.

Inicialmente, a ideia era fazer bonecos de pessoas influentes de diferentes épocas da cidade. Com o tempo, o bloco passou a escolher pessoas que faleceram nos meses anteriores ao Carnaval, criando uma tradição de manter essas figuras vivas na memória popular da cidade. Diferente da arte erudita, que tem seu espaço em museus e bibliotecas, a arte popular do Carnaval faz com que essas figuras se perpetuem de uma maneira mais acessível e comemorativa, nas ruas e na folia.

The post “Seu Lidinho” será homenageado com boneco no Berbigão do Boca 2025 appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.