Brasília promove 5ª Conferência Distrital do Meio Ambiente com foco na emergência climática

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) oficializou a realização da 5ª Conferência Distrital do Meio Ambiente, com a publicação da portaria nº 100 no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O evento será em 22 e 23 de fevereiro e terá como tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. O encontro é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, reunindo representantes de diversos setores para debater medidas urgentes de enfrentamento às mudanças climáticas.

O evento será presidido pelo secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, que destacou a relevância da atividade para alinhar as ações locais às demandas globais. “A emergência climática é uma realidade que exige respostas rápidas e coordenadas. Essa conferência será muito importante para mobilizarmos todos os setores da sociedade em torno de soluções sustentáveis e inclusivas, capazes de transformar o nosso modo de produzir, consumir e viver no Distrito Federal,” afirmou.

A conferência contará com uma comissão organizadora composta por representantes de órgãos governamentais, ONGs, movimentos sociais e instituições acadêmicas. Com o objetivo principal de subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima, a conferência pretende gerar diretrizes práticas e inovadoras que impulsionem a transformação ecológica necessária para enfrentar os desafios climáticos atuais.

As discussões vão abordar temas como descarbonização, adaptação às mudanças climáticas e soluções tecnológicas sustentáveis. Além disso, a comissão organizadora será responsável pela elaboração do regulamento da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Para Gutemberg Gomes, a conferência simboliza um marco no compromisso do Distrito Federal com a sustentabilidade. “O futuro que queremos começa agora, e passa por ações concretas que envolvam toda a sociedade. Precisamos liderar pelo exemplo e mostrar que a transformação ecológica é possível e urgente”, comentou.

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.