Suspeito de ser líder da ‘rota caipira’ do PCC é preso em Santos

operacao narcos 2 1

São Paulo, 27 – Um homem de 44 anos, apontado como líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), foi preso ontem, durante operação da Polícia Civil, ao desembarcar de um navio de cruzeiro em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a polícia, Rogério Faria da Silva, o Morcegão, voltava de uma viagem com a família em transatlântico. A reportagem entrou em contato com a defesa de Rogério, que não se pronunciou a respeito.

De acordo com as investigações, o suspeito gerenciava a facção no interior paulista. “O Rogério é uma liderança importante, é cofundador do PCC na nossa região (Limeira). Ele coordenava a chamada ‘rota caipira’ da droga. A cocaína sai da Bolívia ou do Paraguai, fica escondida no que eles chamam de ‘chão’ ou ‘torre’ aqui e, depois de negociada, vai para embarque no Porto de Santos”, afirma o delegado Leonardo Bürger, responsável pela operação.

A ação teve como objetivo combater o tráfico de drogas na Baixada Santista, atividade criminosa controlada pelo PCC. Segundo a polícia, o Porto de Santos é usado como rota para o envio de cocaína para o exterior.

Os agentes cumpriram dois mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão em Limeira e na cidade do litoral. Uma casa no Residencial Morada das Acácias, em Limeira, funcionava como torre da organização. No imóvel, os policiais encontraram 400 tijolos de cocaína – o equivalente a meia tonelada da droga. Os dois homens que estavam no local foram presos em flagrante. Um deles seria “gerente” de Rogério.

Conforme o delegado, a cocaína estava escondida em fundos falsos de móveis. “Nós fizemos uma operação em maio deste ano e prendemos 12 integrantes do PCC, inclusive dois líderes locais, o que nos permitiu fechar o cerco.”

Além da droga, os policiais apreenderam duas caminhonetes de luxo, celulares, máquina de contar dinheiro, R$ 250 mil em pacotes de cédulas e farto material relacionado à contabilidade do tráfico. l

Estadão Conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.