Ibaneis assina ordem de serviço para restauração da DF-009

ibaneis rocha brasilia agencia e1678907303403 848x477

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (26), ordem de serviço para restauração da DF-009, no Lago Norte. A obra será dividida em três etapas ao longo de sete quilômetros de via, nos dois sentidos. A primeira etapa, já autorizada, está prevista para iniciar na primeira quinzena de janeiro de 2025. O serviço foi o último lançado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) este ano. 

A DF-009 é considerada a principal via do Lago Norte. Apenas no local, circulam diariamente cerca de 30 mil motoristas do Lago Norte, Varjão, Setor de Mansões Lago Norte, Paranoá e Itapoã. A obra de 2,2 milhões será custeada com recursos do GDF, Caixa Econômica Federal e de emenda parlamentar do deputado federal Júlio César Ribeiro. 

O responsável pela obra será o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). Dentre os serviços que serão executados estão: restauração do pavimento asfáltico; fresagem; recomposição e recapeamento; sinalização horizontal; pintura de faixas e zebrados. Somente a primeira etapa da obra vai gerar 50 empregos.

Em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha lembrou que a obra é uma demanda antiga da população do Lago Norte. “Logo após um Natal que foi de grande sucesso e muita paz para todos nós, estamos aqui com pé no acelerador para poder entrar em 2025 com muitas obras sendo realizadas. Essa obra era muito pedida pela comunidade. Conheço essa região há muitos anos e realmente estava precisando. Esperamos que logo no início do ano, com as chuvas dando uma trégua, a gente comece essa que vai ser uma das obras mais importantes para essa cidade que a gente tanto gosta”, comentou Ibaneis. 

O secretário de Obras, Valter Casimiro, destacou que já tem tempo que a DF-009 não passa por manutenção. “A entrada do Lago Norte virou acesso para quem está indo ao Varjão, Itapoã e Paranoá. Então, é uma via muito demandada e a gente sabe que tem muito tempo que não tem a manutenção desse pavimento. É restauração de todo o pavimento, sabemos que esse pavimento está antigo com muita fissura e buracos. Então, vamos deixar ele novinho para dar conforto aos moradores que usam esse acesso”, informou Casimiro. 

O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, enfatizou que esta obra, da DF-009, revela o compromisso do GDF em tocar novas obras, mas também recuperar vias antigas. “O nosso governo não tem feito somente obras novas, temos uma preocupação pois Brasília está com 64 anos e muitos lugares precisam de manutenção. Essa DF-009 que é a via que liga todo Lago Norte é uma pista antiga e que precisa ser restaurada. Faremos agora uma recuperação de tudo que está ruim, depois recuperamos com um novo pavimento e um microrrevestimento no final para poder sinalizar”, salientou Nacfur. 

A obra será executada no trecho que vai do km 1,5 da DF-009, próximo ao letreiro Lago Norte, até o km 3,5, em frente ao comércio local, onde funciona a Padaria Pães & Vinhos. Os trabalhos foram divididos em etapas para minimizar os transtornos no trânsito. “Vamos atacar primeiro um lado, depois o outro, até para não inviabilizar o trânsito. É uma pista com movimento muito grande, a única saída ou entrada do Lago Norte, e ela precisa ser preservada”, acrescentou Nacfur. 

Agradecimentos

Durante a agenda, o governador Ibaneis aproveitou o momento para agradecer o apoio da Câmara dos Deputados ao barrar a mudança na forma de cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) proposto pelo Governo Federal. Além da parceria da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e da vice-governadora, Celina Leão, pelo ano de trabalho. 

“Quero aproveitar esse momento para agradecer a Câmara Federal que nos brindou com a retirada daquele texto do Fundo Constitucional e aos meus deputados distritais pelo belíssimo trabalho que fazem. Todos os projetos do Executivo que foram encaminhados à CLDF foram aprovados pela nossa bancada e são projetos que estão ajudando a desenvolver a vida das pessoas da nossa cidade em todas as comunidades e localidades”, disse Ibaneis.

“Quero agradecer do fundo do coração a minha vice-governadora, Celina Leão, que é quem me dá um apoio quase que diário para que a gente tenha força para tocar. Essa equipe veio para Brasília com muita vontade de realizar. Nós assumimos o governo em janeiro de 2019 e a coisa não estava boa, estava muito complicada. Não fizemos tudo, mas nos empenhamos ao longo desses seis anos para fazer o melhor para a população do DF”, completou o governador. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.