Retrospectiva 2024: a crise entre os poderes

Se houve algo que permeou todo o ano político de 2024 foi a crise entre os três poderes. Por essa razão, esse é o tema do primeiro episódio da Retrospectiva 2024 do JBrNews. Durante o ano inteiro, os poderes brigaram. Ao ponto de isso gerar um ódio tão grande de alguns setores da sociedade que houve um atentado a bomba em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), que causou a morte de uma pessoa.

Especialmente, toda a crise girou em torno da questão orçamentária, da liberação de recursos das emendas parlamentares. O Congresso nunca teve tamanho poder de liberação. E boa parte desse dinheiro é liberado de forma muito pouco transparente. O que levou a decisões do STF de bloqueio desses recursos.

Gerando reações do Congresso, que acreditavam haver aí dedo também do Executivo. Por isso, boa parte dessa reação consistiu em travar a pauta de interesse do governo. Que, pressionada, liberava mais dinheiro de emendas. Nesse círculo vicioso correu o ano de 2024. Como mostram Alexandre Jardim e Rudolfo Lago no primeiro episódio da Retrospectiva.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.