Três UBS são entregues em Roraima para comunidades indígenas, afirma Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, as estruturas fazem parte de um total de 11 UBSI inauguradas em cinco estados brasileiros. (Foto: Divulgação/MS)

Roraima recebeu três novas Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As unidades foram entregues nos municípios de Normandia, Amajari e Alto Alegre, beneficiando comunidades dos povos Macuxi, Wapichana, Sapará e Yanomami. De acordo com o Ministério da Saúde, as estruturas fazem parte de um total de 11 UBSI inauguradas em cinco estados brasileiros.

As unidades oferecem serviços essenciais de saúde, como atendimento médico, odontológico e campanhas de vacinação, além de ações específicas voltadas às necessidades das populações indígenas, como valorização de saberes tradicionais e assistência integral à saúde da mulher e da criança.

Onde foram entregues as UBS em Roraima

  • Normandia: UBSI Santa Maria, atendendo a Comunidade Raposa I, no território Macuxi.
  • Amajari: UBSI Vida Nova, beneficiando a Aldeia Vida Nova e três comunidades indígenas: Macuxi, Wapichana, Sapará e Yanomami.
  • Alto Alegre: UBSI Mangueira do Tabaio, destinada ao povo Yanomami.

Ações em outros estados

Além de Roraima, as UBSI foram entregues em cidades do Pará, Alagoas, Maranhão e Sergipe, totalizando 10 municípios e beneficiando mais de 3 mil indígenas, segundo o Ministério da Saúde.

O post Três UBS são entregues em Roraima para comunidades indígenas, afirma Ministério da Saúde apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.