Prefeitura de cidade nos EUA pede para que pessoas parem de colar ‘olhinhos’ nas esculturas


Ainda não se sabe quem está colando os olhos nas esculturas. Prefeitura de cidade de Bend, em Oregon, nos EUA, pede para que pessoas parem de colar ‘olhinhos’ nas esculturas.
Reprodução/Prefeitura de Bend
Adesivos de olhos arregalados “engraçadinhos” têm aparecido em esculturas pela cidade de Bend, em Oregon, nos Estados Unidos, e causado encantando muitos moradores e gerando um fenômeno viral amplamente coberto por veículos de notícias e destacado em um popular programa de entrevistas noturno.
Nas redes sociais, a cidade compartilhou fotos desses “olhinhos” em instalações localizadas nos canteiros centrais que compõem sua chamada “Rota de Arte das Rotatórias”. Uma foto mostra olhos colados em uma escultura de dois cervos, enquanto outra os exibe presos a uma esfera.
Ainda não se sabe quem está colando os olhos nas esculturas, mas a pessoa (ou pessoas) por trás da travessura está sendo chamado de “Googly Eye Bandit”, “bandido dos olhinhos” em português.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Embora os olhinhos colocados em várias peças de arte pela cidade possam arrancar uma risada, custa dinheiro removê-los com cuidado para não danificar a obra”, disse a cidade em uma publicação nas redes sociais.
A publicação no Facebook recebeu centenas de comentários, com muitos usuários dizendo que gostaram dos googly eyes. “Minha filha e eu passamos hoje pela galinha flamejante e demos uma boa risada,” disse um usuário, referindo-se ao apelido da escultura “Phoenix Rising”. “Adoramos os googly eyes. Esta cidade está ficando muito rígida. Vamos nos divertir!”
Outro usuário escreveu: “Acho que os googly eyes nos cervos, especificamente, são um ótimo visual e deveriam ficar assim.”
Outros disseram que a cidade deveria se concentrar em resolver questões mais importantes, como a falta de moradia, em vez de gastar tempo e dinheiro removendo os olhos.
Ao longo dos anos, as esculturas da cidade foram decoradas com outros itens sazonais, incluindo chapéus de Papai Noel, guirlandas e colares havaianos (leis). A cidade não remove essas decorações, mas vê os googly eyes de forma diferente devido ao adesivo, explicou Rene Mitchell, diretora de comunicações de Bend, à Associated Press.
Prefeitura de cidade de Bend, em Oregon, nos EUA, pede para que pessoas parem de colar ‘olhinhos’ nas esculturas.
Reprodução/Prefeitura de Bend
“Incentivamos muito nossa comunidade a interagir com a arte e se divertir. Só precisamos garantir que possamos protegê-la e que ela não seja danificada”, disse Mitchell.
A postagem e seus comentários foram tema de reportagens e até apareceram em um segmento do programa The Late Show with Stephen Colbert, da CBS. A cidade lamenta que sua postagem tenha sido mal compreendida, afirmou Mitchell.
“Não houve intenção de sermos rigorosos, e certamente entendemos como isso pode ter sido interpretado”, disse ela. “Somos responsáveis por essa grande coleção de arte pública e realmente queremos conscientizar a comunidade de que o uso de adesivos prejudica as obras. Como curadores da coleção, queríamos compartilhar isso nas redes sociais.”
A cidade já gastou US$ 1.500 na remoção de googly eyes de sete das oito esculturas afetadas, informou Mitchell, e começou a tratar algumas peças de arte, feitas de diferentes tipos de metal, como bronze e aço. A escultura Phoenix Rising pode precisar ser completamente repintada, ela acrescentou.
Para alguns, os googly eyes — assim como outros objetos sazonais — trazem uma dose bem-vinda de alegria festiva.
“Mal posso esperar para ver a criatividade de quem quer que seja que decora as rotatórias durante as festas de fim de ano”, comentou um usuário nas redes sociais. “É sempre divertido ver algo engraçado.”
Prefeitura de cidade de Bend, em Oregon, nos EUA, pede para que pessoas parem de colar ‘olhinhos’ nas esculturas.
Reprodução/Prefeitura de Bend
Adicionar aos favoritos o Link permanente.