Silvio Mendes anuncia que órgãos da Prefeitura funcionarão no Centro de Teresina a partir de 2025


Em reunião nesta terça-feira (17) o prefeito eleito de Teresina disse que a medida visa resgatar a relevância histórica da região. Silvio Mendes anuncia que órgãos da Prefeitura funcionarão no Centro de Teresina a partir de 2025
Prefeitura de Teresina
O prefeito eleito de Teresina Silvio Mendes declarou nesta terça-feira (17) que irá centralizar os órgãos da administração municipal no Centro da capital a partir de janeiro de 2025.
Silvio Mendes se reuniu com representantes de instituições de comerciários, bancos, UFPI e IFPI e de outros órgãos da prefeitura como Strans e Defesa Civil.
Durante a reunião, Silvio Mendes explicou que o objetivo de trazer os órgãos da Prefeitura para o centro é “resgatar a relevância histórica” da região como espaço de comércio, serviços e socialização.
Centro de Teresina em abandono
Teresina 172 anos: revitalizar o Centro é fundamental para preservar a história da capital e garantir o futuro da região
Pedro Lima/g1 Piauí
O Centro de Teresina perdeu mais de 20 mil habitantes em uma década, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número que equivale a uma redução de quase 20% dos habitantes da região no período de 2010 a 2022.
Só nos últimos seis meses, a desocupação chegou a 5% nos últimos seis meses, segundo levantamento de pesquisadores do Curso de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Conforme o estudo, a região deve “colapsar” em 2030 se nada for feito.
A história de Teresina e o futuro do Centro estão ameaçados devido à desocupação e ao abandono de imóveis, muitas vezes entregues à degradação e ao vandalismo. Além disso, a região sofre com a queda de circulação de pessoas provocada pela saída de moradores, pela crise no transporte público e enfraquecimento do comercio e dos serviços na região.
Em entrevista ao g1 em agosto, o conselheiro Paulo Eleutério, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (Cau-PI), comentou que a falta de uma população residencial na região é um dos principais motivos que prejudicam as atividades econômicas no Centro. Tudo isso se soma ao esvaziamento das ruas, que causam a sensação de insegurança devido às ruas vazias, com a presença de pessoas em situação de rua.
O conselheiro defende também a revitalização dos prédios públicos, de patrimônio histórico. “Isso dá uma nova vida ao local e um empoderamento, vamos dizer assim, das pessoas que possam viver na região”, disse.
“São várias questões que aconteceram. O próprio plano diretor de um tempo pra cá impediu que se fizesse residências no Centro. Só com uma ação como essa você acaba esvaziando o movimento de pessoas e isso gera também como consequência a insegurança, porque à noite ele se esvazia”, explicou o conselheiro
Imagem aérea do Centro de Teresina, Piauí, em 16 de agosto de 2021
Magno Bonfim/ TV Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.