Batalhão de Policiamento com Cães da PMDF é referência

54039901598 94c6410b19 c

Maiara Marinho
[email protected]

Há 59 anos, o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) auxilia a equipe nas buscas em ações policiais. O trabalho, feito com cuidado aos animais, tem recebido destaque nacional e internacional. 

Os animais, também chamados de K9, são, em sua maioria, Pastor Belga Malinois, mas têm também da raça Bloodhound, Labrador e Rottweiler. Cada um dos cães possui seu próprio box, em um canil instalado na sede da PMDF, com uma rotina diversificada de treinamento, lazer e alimentação.

Os cães, que chegam por meio de doação, fazem treinamento todos os dias por toda a sua carreira e em vários locais do DF. Iniciam o trabalho entre 1 e 2 anos de idade e se aposentam aos 8. Ao longo de sua atividade profissional, farejam drogas ilícitas, armas, pessoas e explosivos. 

Recentemente, os cães da PMDF farejaram explosivos na casa do homem que realizou o ataque no Supremo Tribunal Federal (STF), contribuindo para o trabalho seguro e eficaz dos policiais. Atualmente, BPCães conta com 50 animais farejadores, que, após a aposentadoria, são adotados por seus condutores da PMDF ou por qualquer cidadão interessado.

“O BPCães é reconhecido em todo o país ao fornecer instruções aos policiais de todas as regiões e também conhecido internacionalmente por meio da repercussão internacional de ocorrências realizadas pelo batalhão e também por meio dos policiais que realizam cursos em polícias estrangeiras”, disse a PMDF ao Jornal de Brasília.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.