Promotoria recomenda que PM ‘siga procedimento operacional’ para evitar letalidade

cássio araújo de freitas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Promotores que compõem grupo de controle externo da atividade policial em São Paulo enviaram ofício ao comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Cássio Araújo de Freitas, com uma série de recomendações para evitar erros e letalidade nas ocorrências.

Essa foi a primeira manifestação do Gaesp (Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial) após uma série de casos de violência policial e aumento da letalidade em comparação com os anos anteriores.

– Relembre casos de violência policial que marcam governo Tarcísio em SP.

De janeiro a setembro, o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no estado cresceu 82% na comparação com o mesmo período de 2023. Foram 474 mortes registradas, ante 261 em 2023.

Entre as recomendações, estão envio de comunicado à tropa para seguirem procedimentos operacionais nas abordagens e “eventual atualização necessária” dos protocolos com a implementação de cursos de reciclagem.

O uso de câmeras corporais pelos policiais também foi recomendado pelo Gaesp em todas as ocorrências.

O órgão afirmou que iniciou investigação para apurar a conduta de policiais que jogaram um homem do alto de uma ponte no bairro Cidade Ademar, na zona sul da capital. O caso teria ocorrido após de perseguição por agentes do 24º Batalhão da Polícia Militar, em Diadema.

Menos de um mês antes, o estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, 22, foi morto após ser baleado em ocorrência policial na Vila Mariana, zona sul da capital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.