Barragem do Rio Descoberto atinge capacidade máxima

captura de tela 2024 11 25 073226

A Barragem do Rio Descoberto, principal reservatório de abastecimento do Distrito Federal, alcançou sua capacidade máxima neste domingo (24), impulsionada pelas fortes chuvas que marcaram o mês de novembro. Com 50 anos de operação, a estrutura atingiu a cota de 1,03 mil metros, consolidando um marco significativo para a gestão hídrica da região. Apesar do nível elevado, a Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) prevê que o reservatório só deverá começar a verter água em fevereiro ou março.

Para Luís Antônio Reis, presidente da Caesb, o resultado é fruto de investimentos contínuos em infraestrutura hídrica e saneamento, promovidos em parceria com o Governo do Distrito Federal. “A segurança hídrica é prioridade, e as ações conjuntas garantem qualidade de vida para os cidadãos”, destacou.

Inaugurada em 1974, a barragem é uma das maiores do DF, com capacidade de armazenar até 86 milhões de metros cúbicos de água, em uma área de 12,5 km². Nos últimos meses, foram investidos R$ 8 milhões em obras de manutenção, assegurando a durabilidade da estrutura e sua adequação às normas da Política Nacional de Segurança de Barragens.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.