4º Festival Recanto do Cinema exibe 33 filmes sobre as periferias brasileiras

compartilhada do lightroom mobile (5) (1)

Entre os dias 26 e 29 de novembro, o Instituto Federal de Brasília (IFB), no Recanto das Emas, será o epicentro da produção audiovisual periférica no país, com o 4º Festival Recanto do Cinema – Audiovisual na Periferia. Com uma programação repleta de mostras de filmes, oficinas, debates e apresentações artísticas, o evento celebra a memória e as identidades das comunidades periféricas, conectando os territórios do Brasil por meio de 33 obras selecionadas entre mais de 600 inscritas.

Dividido entre a Mostra de Curtas Brasileiros, Mostras Especiais e a Mostra Infantojuvenil, o festival também aposta em atividades formativas através do LabRecanto, com oficinas sobre roteiro, câmera, fotografia e preservação audiovisual. O tema deste ano, “Desorbitar o centro, desordenar o mundo”, reflete o protagonismo da periferia como um novo eixo criativo e político, sendo discutido em uma roda de diálogo no dia 27/11 com realizadores como GG Albuquerque e Adirley Queirós.

compartilhada do lightroom mobile (6) (1)
Cineasta e organizador Adirley Queirós. – Foto: Divulgação

Homenagem e sessão de abertura marcam o evento

A abertura, marcada para 26 de novembro, traz o longa-metragem “Terror Mandelão”, destaque na Mostra de Tiradentes. A obra explora o universo dos bailes funks paulistas, com exibição seguida de um debate com o diretor GG Albuquerque e outros artistas. O festival também homenageia Denise Vieira, diretora de arte de filmes como “Branco Sai, Preto Fica”, celebrando sua contribuição ao audiovisual periférico e sua atuação no Ceicine, coletivo de cinema em Ceilândia.

Cine Itinerância e programação inclusiva

Como novidade, o festival promove uma sessão itinerante no dia 23 de novembro na comunidade da Favelinha, no Recanto das Emas, em parceria com o projeto “Cine Pipoca no Rolê”. O evento reforça a proposta de descentralização e inclusão cultural com a exibição de curtas-metragens exibidos em edições anteriores.

Entrada gratuita e valorização do audiovisual periférico

Com entrada franca, o Festival Recanto do Cinema reafirma o compromisso de promover um espaço acessível para refletir e valorizar a produção cultural das periferias brasileiras. A 4ª edição conta com o apoio de professores, técnicos e estudantes do IFB, consolidando-se como uma iniciativa pioneira no DF.

Serviço:
4º Festival Recanto do Cinema – Audiovisual na Periferia 
26 de novembro a 29 de novembro de 2024
IFB Campus Recanto das Emas – Avenida Monjolo, Chácara 22, Q. 300
Instagram: https://www.instagram.com/recantocinema/
Entrada gratuita

Adicionar aos favoritos o Link permanente.