VÍDEO: Câmeras flagram ladrões roubando computadores de bordo em ônibus da Viação Pirajuçara em Taboão da Serra, Grande SP


Ações foram flagradas na noite desta terça-feira (22), enquanto os veículos estavam estacionados no terminal da rua Madre Teresa de Calcutá. Cinco furtos e uma sexta tentativa não concretizada foram registrados. Câmeras flagram ladrões roubando computadores de bordo em ônibus em Taboão da Serra, Grande SP
Câmeras de segurança flagraram furtos de ‘computadores de bordo’ de vários ônibus de uma linha municipal estacionados em um terminal de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, na noite desta terça-feira (22).
As gravações mostram quando os criminosos entram nos veículos parados, mexem e retiram o equipamento rapidamente.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Segundo a Viação Pirajuçara, foram cinco furtos e uma sexta tentativa não concretizada.
O coordenador de planejamento da empresa, Jackson Souza, afirmou que um outro caso já tinha acontecido no mês de agosto em Embu das Artes, em uma linha da empresa que atende a EMTU.
Segundo ele, o equipamento furtado é responsável pelo controle da parte eletrônica do veículo e tem um valor estimado de R$ 20 mil a R$ 40 mil quando novos, sendo de alta circulação em mercados paralelos pela possibilidade de reutilização em caminhões com o mesmo chassi.
Ladrão invade ônibus em Taboão da Serra para roubar computadores de bordo.
Reprodução/TV Globo
Os furtos aconteceram na rua Madre Teresa de Calcutá, em Taboão. Não é a garagem da empresa, mas um ponto terminal onde parte dos veículos fica estacionado durante a noite.
A empresa afirmou que os aparelhos furtados controlam toda a parte eletrônica do carro. Sem ele, aceleração fica afetada e os condutores perdem controles dos veículos.
Por meio de nota, a Prefeitura de Taboão da Serra informou que as linhas municipais circulam normalmente nesta quarta-feira (23).
A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM) da cidade afirma que “fiscaliza as empresas de ônibus que têm concessão com o município para que cumpram o que está estabelecido em contrato”.
“Caso o município constate a redução de veículos nas linhas municipais, é lavrado um auto de infração. A viação é notificada a prestar esclarecimentos e apresentar defesa. Ao final do processo, diante do que foi apresentado, a empresa pode ser penalizada com multa”, disse a nota.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.