A Secretaria DF Legal realizou uma operação na Ponte Alta Sul, no Gama, para desconstituir um parcelamento irregular do solo em uma área ambiental sensível. A ação, que começou na quarta-feira (14) e terminou nesta quinta-feira (15), contou com o apoio de forças de segurança, assistentes sociais e conselheiros tutelares.
Segundo a DF Legal, foram removidas cerca de 60 estruturas precárias, erguidas com pedaços de lona e madeira, que não tinham condição de abrigar pessoas. Apenas duas edificações estavam ocupadas por pessoas que não moravam no local, mas tinham a responsabilidade de monitorar a área. A equipe de assistentes sociais ofereceu caminhões para transporte e abrigo público para os ocupantes.
O parcelamento irregular do solo causou grande dano ambiental ao desmatar vegetação nativa do Cerrado. A área, que é rural, foi alvo de tentativa de urbanização irregular.
Reincidência
Essa não foi a primeira vez que a DF Legal realizou operação no local. Em fevereiro do ano passado, 38 estruturas com as mesmas características foram removidas. No entanto, novos barracos começaram a ser construídos após a ação. A secretaria obteve uma decisão judicial favorável para continuar o combate ao parcelamento irregular.