
Paulistano deve preparar guarda-roupa para temperaturas entre 7ºC e 28ºC entre esta terça e sexta-feira. Sol aparece entre as nuvens na Zona Leste de SP e sensação de frio predomina
Renata Bitar/g1
Os guarda-roupas dos paulistanos precisam estar prontos para vestir os habitantes da capital para diferentes estações nos próximos dias. Afinal, temperatura e umidade entram em “efeito gangorra” na cidade nesta terça (27) e na quarta-feira (28). Na quinta (29) e na sexta (30), a moda de inverno vai prevalecer – a onda de frio invadirá de vez a metrópole.
A amplitude térmica, termo usado para indicar a diferença entre a temperatura mínima e a máxima registradas em um mesmo lugar durante um dia, é característica do outono e dará as caras nesta terça-feira. Teremos mínima de 15°C e máxima de 28°C, uma diferença de 13°C, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade, por sua vez, ficará entre 30% e 90%.
Na quarta, os termômetros vão saltar entre 15°C e 27°C – diferença de 12°C. A umidade vai variar entre 35% e 80%.
As temperaturas mínimas na quinta e na sexta serão um convite a tirar os casacos do armário – baterão nos 11°C e 7°C, respectivamente. As máximas não passarão de 19°C e 18°C nesses dois dias.
Quem quer exibir os novos óculos de sol terá que aproveitar esta terça, que, além de seca, será ensolarada, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo. Na quarta o sol ainda aparece, mas a frente fria que se aproxima favorecerá o aumento de nuvens a partir da tarde. Rajadas de vento chegarão aos 60 Km/h: chance de tirar a poeira daquele sobretudo estiloso.
A combinação de frio pela manhã, calor à tarde e baixa umidade pode provocar desconforto respiratório. A recomendação é beber bastante água e evitar exposição prolongada ao sol nos períodos mais quentes do dia.
‘Onda polar’ pode trazer 1º grande frio do ano a partir de terça-feira (27)