A última semana de maio será marcada por mudanças bruscas no tempo em Santa Catarina. A aproximação de uma frente fria, entre terça (27) e quarta-feira (28), deve provocar temporais, principalmente nas regiões do Grande Oeste. A informação é da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, que monitora a situação com atenção.
Após a passagem do sistema, uma massa de ar seco e frio se instala sobre o estado, derrubando as temperaturas de forma acentuada. O frio se intensifica na noite de quarta-feira, com rajadas de vento entre 50 e 70 km/h no Litoral, aumentando a sensação térmica de frio extremo.
Modelos meteorológicos indicam mínimas abaixo de 0°C nos Planaltos e no Meio-Oeste, com possibilidade de precipitação invernal e até neve, especialmente na quinta-feira (29). No entanto, por se tratar de um fenômeno de difícil previsão, a Defesa Civil reforça a necessidade de acompanhar os próximos boletins.
O frio deve persistir até domingo (1º), com geada ampla em várias regiões, inclusive no Litoral. Em áreas mais elevadas, há risco de congelamento de rodovias e encanamentos. As mínimas devem variar entre 0°C e 5°C no interior e de 5°C a 10°C no Litoral. As máximas, mesmo com o retorno do sol, não devem passar dos 20°C.
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas, como atenção ao uso de aquecedores, cuidados com a saúde e prudência ao trafegar por áreas de serra. Em casos de emergência, os contatos são o 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
The post Frente fria traz risco de neve e geada em SC appeared first on SCTODODIA.