Cachaça Magnífica de Faria apresenta garrafas retornáveis no Festival da Cachaça de Brasília

mg 5724

A cachaça Magnífica de Faria, produzida em Vassouras (RJ), será a única representante do estado do Rio de Janeiro no Festival da Cachaça de Brasília, que acontece de 28 de maio a 1º de junho na Arena BRB. A participação marca também a comemoração dos 40 anos da empresa, que aposta em processos sustentáveis para reduzir impactos ambientais.

Durante o evento, além de provar os rótulos premiados, o público irá conhecer a história da marca que recolhe cerca de 1 mil garrafas por mês em bares e restaurantes do Rio para serem envasadas novamente. Cada embalagem retornada rende um cashback para os comerciantes.

divulgação santiago harte garrafa retornável da cachaça de alambique magnífica de faria
Garrafa retornável da Cachaça de Alambique Magnífica de Faria. (Divulgação: Santiago Harte)

O objetivo do uso das garrafas retornáveis é reduzir os impactos ambientais do seu processo de produção. Para viabilizar a iniciativa, as garrafas de 1 litro receberam rótulos à prova d’água, aplicados em silk screen, permitindo que sejam lavadas com eficiência. No Rio, o projeto tem como parceiros o restaurante Rio Scenarium, na Lapa; o Embaixada Carioca, no Morro da Urca; o Armazém Cardosão, em Laranjeiras; além de diversos bares no bairro de Santa Teresa.

Além disso, até o fim deste ano os turistas que visitarem a Cidade Maravilhosa poderão aprender como fazer caipirinhas e outros drinks com a bebida nacional. A Magnífica prepara um novo escritório no bairro carioca de Santa Teresa com uma área para turistas conhecerem o potencial da bebida e aprenderem como fazer caipirinhas e outros drinks.

divulgação
Cachaça Magnífica de Faria prepara espaço para turistas no bairro de Santa Teresa, no Rio. (Foto: divulgação)
Produção sustentável

Além das garrafas retornáveis, a produção sob processos sustentáveis inclui a cana de açúcar cultivada na própria fazenda, fermentação natural e uma moenda centenária movida a vapor. Já a destilação é feita em alambique de cobre, de três corpos, conhecido como Alambique Alegria – um dos únicos nessa configuração em funcionamento no Brasil.

O processo garante à Magnífica a classificação na categoria Cachaça de Alambique pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, um padrão de identidade e qualidade da bebida. Para o envelhecimento, são usados tonéis de Ipê e barris de carvalho americano.

 mg 5747
A cachaça Magnífica de Faria já ganhou prêmios e reconhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Presente em bares, restaurantes e supermercados, a Magnífica é exportada para diversos países do mundo. Os cuidados com a produção rendem convites para participação em eventos como o Rio Gastronomia, além de prêmios. A marca foi eleita como a segunda melhor cachaça do Brasil pelo Ranking da Cúpula da Cachaça; Best in Class no Rum Festival de Roma e Master Medal pelo Spirits Business em 2024.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.