O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) descartou a presença de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial de Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (22), por meio de laudo oficial.
Apesar da negativa para gripe aviária, o caso segue sob investigação para que se determine a causa da mortalidade das aves. A expectativa é que o diagnóstico final seja concluído em até uma semana, segundo o Mapa.
A análise laboratorial foi acompanhada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) e pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), responsáveis pelo serviço veterinário oficial no estado.
A Cidasc reforça que é natural o aumento das notificações em períodos de alerta sanitário, o que demonstra maior atenção da população e da cadeia produtiva à saúde animal. O estado emitiu alerta máximo na última sexta-feira (16) para que produtores reforcem medidas de biosseguridade, especialmente após a confirmação de um foco da doença em Montenegro (RS).
Entre as ações preventivas estão o monitoramento do trânsito de aves e ovos férteis vindos do Rio Grande do Sul, a intensificação da fiscalização em postos de divisa e vigilância ativa em propriedades com histórico de movimentação de animais.
Casos suspeitos devem ser comunicados à Cidasc pelo sistema e-Sisbravet, diretamente em escritórios locais ou pelo telefone 0800 643 9300. A notificação precoce é essencial para garantir a rápida atuação das equipes de defesa sanitária animal.
Por fim, o governo catarinense ressalta que o consumo de carne de frango e ovos segue seguro e não oferece risco à população.
Leia mais: Como a gripe aviária afeta a economia de SC
The post Descartada gripe aviária em granja de Santa Catarina appeared first on SCTODODIA.