O Hospital São José realizou a 12ª captação de múltiplos órgãos de 2025 na noite dessa última quarta- feira (21). O doador foi um homem de 43 anos, que teve morte encefálica confirmada após sofrer uma parada cardiorrespiratória. A decisão da família em autorizar a doação, mesmo em um momento de dor, possibilitou a captação de rins e do globo ocular.
“É um processo extremamente minucioso, mas também muito nobre. Cada captação carrega uma história, uma família e uma decisão que faz toda a diferença na vida de quem espera por um transplante”, destaca a enfermeira da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT), Renata Mendes Machado.
A equipe responsável pela coordenação da sala cirúrgica contou com as enfermeiras Morgana Carboni e Jaqueline Martins. Já o acolhimento e acompanhamento familiar foram realizados pelas enfermeiras Roseli Canela e Renata Mendes, que destacaram a importância do gesto. “Elas entenderam que, mesmo no momento mais difícil, poderiam ajudar outras famílias. A doação de órgãos não é só sobre salvar vidas. É sobre transformar a dor em amor e esperança”, afirmaram.
Referência regional em estrutura de alta complexidade, o Hospital São José também é reconhecido pelo trabalho humanizado no processo de doação de órgãos. Cada captação envolve uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e a parceria com a SC Transplantes.
Com 12 doações realizadas somente neste ano, o hospital reforça a importância do diálogo familiar sobre o tema. “Conversar sobre doação de órgãos em vida é essencial. Quem decide e autoriza a doação são os familiares de primeiro grau. Por isso, é fundamental que esse desejo seja compartilhado”, ressalta a enfermeira Morgana Carboni.
The post Hospital São José chega à 12ª captação de 2025 appeared first on SCTODODIA.