
Um novo longa-metragem promete levar às telas a inspiradora trajetória da atleta Daiane dos Santos, pioneira da ginástica artística brasileira. Intitulado “A Menina Que Voa”, o filme é uma coprodução entre o estúdio brasileiro Maria Farinha Filmes e a norte-americana Ashé Ventures, fundada pela atriz Viola Davis.
Segundo a produção, o filme é inspirado na história real de Daiane dos Santos, a primeira ginasta brasileira e a primeira mulher negra a conquistar uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de Ginástica Artística.
Nascida em Porto Alegre em 1983, Daiane Garcia dos Santos conquistou nove medalhas de ouro para o Brasil pela sua atuação na ginástica artística. Sua campanha e seu solo ao som da canção “Brasileirinho” uniu todo o país. Hoje em dia, depois de se aposentar das quadras por problemas no joelho, Daiane atua enquanto empresária e comentarista de esporte.
Um dos marcos da sua carreira é que Daiane foi a primeira atleta a realizar movimentos com duplo mortal esticado com meia pirueta e ganhou duas acrobacias oficialmente batizadas com seu nome: Dos Santos I e Dos Santos II, um feito posteriormente igualado apenas pela norte-americana Simone Biles.
De acordo com a Maria Farinha Filmes, o longa vai retratar “a força de uma menina negra que rompeu barreiras raciais e sociais para se tornar um ícone global da ginástica”, desafiando “os padrões físicos, mentais e estéticos de sua época”. O roteiro está em fase avançada de desenvolvimento e é assinado por Flávia Vieira e Janaína Tokitaka.
O post “A Menina Que Voa”: filme sobre Daiane dos Santos está em produção com Viola Davis apareceu primeiro em Folha BV.