Sebrae/SC realiza Semana do MEI 2025 em mais de 160 cidades com serviços gratuitos e orientações para empreendedores

O Sebrae/SC realiza, entre os dias 26 e 30 de maio, a 16ª Semana do MEI, evento voltado para microempreendedores individuais que buscam orientação para formalizar ou expandir seus negócios. Com atividades presenciais em mais de 160 municípios e programação online, a iniciativa oferece atendimento especializado, consultorias, palestras, oficinas e cursos gratuitos. Na região da Foz do Rio Itajaí, 14 municípios serão contemplados com a ação. Os atendimentos ocorrerão nas Salas do Empreendedor, conforme a programação local. Para mais informações e acesso à programação completa da Semana do MEI, acesse: sebrae.sc/semanadomei.

Durante os cinco dias de evento, os participantes terão acesso a orientações sobre formalização, regularização de débitos, gestão financeira, transformação digital, acesso a crédito e estratégias para aumentar as vendas. O objetivo é fortalecer o setor e promover a inclusão produtiva por meio do empreendedorismo.

“A iniciativa do Sebrae/SC em parceria com as Prefeituras é uma oportunidade de crescimento para o microempreendedor. Ele vai ter acesso a um leque de informações, além de consultorias personalizadas, tudo de forma gratuita e com profissionais especializados. São diversas ferramentas disponibilizadas para capacitar e inspirar ainda mais o empreendedorismo”, reforça Juliana Bernardi Dall’antonia, gerente da Regional Foz do Sebrae/SC.

Para a gestora dos projetos de MEI do Sebrae/SC, Aline Pereira, a ação Semana do MEI é uma excelente oportunidade para quem deseja se formalizar, expandir seu negócio ou aprender estratégias para vender mais e melhor. “E o melhor de tudo: o empreendedor poderá esclarecer todas as suas dúvidas em um único lugar, com o atendimento de profissionais especializados”, destaca a gestora.

Serviços oferecidos
Ao longo da Semana do MEI, os microempreendedores contarão com um amplo leque de serviços gratuitos, incluindo formalização do MEI, baixa e/ou alteração de porte para ME; emissão da Guia DAS-MEI e da Declaração Anual DASN-SIMEI; orientação sobre emissão de nota fiscal eletrônica; parcelamento de tributos e regularização de débitos; consultorias especializadas e mentorias com profissionais experientes; networking e oficinas práticas para aprimorar gestão e aumentar a competitividade.

MEIs em Santa Catarina
Conforme levantamento do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, Santa Catarina é o 6º Estado com maior número de MEIs ativos (5,4% do total brasileiro). As cinco principais atividades econômicas são promoção de vendas (37.881 MEIs), cabeleireiros, manicure e pedicure (37.307), obras de alvenaria (35.211), e comércio varejista de vestuário e acessórios (31.084). A região da Foz do Itajaí é considerada a terceira no Estado com mais MEIs, contabilizando 112 mil CNPJs ativos, onde a Promoção de Vendas lidera com (6.751 MEIs), seguido de cabelereiros, manicure e pedicure (6.278).

Grande Florianópolis é a região que concentra o maior volume de MEIs no território catarinense, com mais de 147 mil CNPJs ativos de pequenos negócios, sendo 55,4% deles formados por MEIs. O Norte conta com 125 mil, mas tem a maior proporção de MEIs (56,1%). Já a Foz do Itajaí, com 112 mil e proporção de 53,3%. Apesar de ter menos MEIs, a Regional Sul tem uma proporção maior que a Foz, ao todo são 79 mil MEIs, que compõem 53,9% dos pequenos negócios regionais.

No Vale do Itajaí, a proporção de MEIs é praticamente igual à média das oito regionais de Santa Catarina: 53%, frente à média estadual de 52,9%. Por outro lado, a Região Oeste é a primeira com proporção abaixo da média, com 50,5% dos pequenos negócios registrados como MEIs — um total de 69 mil CNPJs ativos nesse porte.

Por fim, as duas regionais com menos empresas em Santa Catarina são Serra e Meio Oeste, entretanto a proporção as coloca em cenários diferentes em relação aos MEIs. Enquanto na Serra os 25,5 mil MEIs são 53,6% dos pequenos negócios (acima da média), no Meio Oeste os 23 mil MEIs são apenas 47,6% dos pequenos negócios (menor proporção do estado).

O ranking de cidades com microempreendedores individuais no estado é liderado por Florianópolis, com mais de 64 mil MEIs (quase 10% do total). Em seguida, Joinville (58,5 mil), Blumenau (34 mil), São José (28,5 mil), Itajaí (27 mil), Palhoça (24,5 mil), Chapecó (21 mil), Jaraguá do Sul (18 mil), Balneário Camboriú (17,5 mil) e Criciúma (17 mil), fechando o ranking das top 10 cidades.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais:
Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

O post Sebrae/SC realiza Semana do MEI 2025 em mais de 160 cidades com serviços gratuitos e orientações para empreendedores apareceu primeiro em Olhar do Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.