As professoras da Escola Sara Bom Moretti, em Siderópolis, têm criado formas inovadoras de ensinar para os 120 alunos do primeiro ao quarto ano. Nesta semana, as crianças vivenciaram uma experiência prática de “ir ao cinema”. Com dinheirinhos na carteira, formaram filas, compraram ingressos e pipoca, e assistiram a um filme, transformando a atividade em um aprendizado significativo.
Essa atividade fez parte do projeto “Sarau Literário”, que é planejado mensalmente e envolve os seis professores do período da tarde. Ao longo do ano, o projeto proporcionará diversas atividades, como contações de histórias, poesia, cordel, e outras ações que surgirão durante o ano letivo. De acordo com a professora Jane Farias, as atividades, realizadas às terças-feiras à tarde, têm o objetivo de ensinar de maneira lúdica, e a experiência do cinema, por exemplo, foi uma oportunidade para ensinar matemática e o sistema monetário brasileiro.
“Vimos em cada olhar, em cada expressão, momentos valiosos e experiências maravilhosas. As crianças esperam o dia do sarau como algo mágico. O projeto tem enriquecido o vocabulário, a cultura, a escuta e a socialização”, comentou a professora Jane. Ela ressaltou que, após cada edição do sarau, as crianças interagem entre si, e essas conversas se espalham entre os colaboradores, chegando também até as famílias.
O evento foi tão aguardado que algumas alunas chegaram com o cabelo arrumado, prontas para o “dia de cinema”. “Minha sala se tornou a sala da escola Sara Moretti. Todas as crianças conhecem todos os professores. Conversamos como uma grande família. É maravilhoso”, disse a professora, visivelmente emocionada.
Sarau Literário
O projeto “Sarau Literário” trabalha a literatura mensalmente, com atividades baseadas nos livros escolhidos a cada mês. Participam duas turmas de quarto ano, uma de terceiro ano, duas de segundo ano e uma de primeiro ano, totalizando 120 alunos. Além disso, a turma de educação infantil também é convidada a participar das atividades, com um planejamento pedagógico diferenciado, atingindo 132 participantes. As professoras envolvidas no projeto são Aline Guiguer Olivo, Bruna Maravai, Jane Farias, Khamila Mara Cecconi Fernandes, Letícia Zanette e Rejane Maria Colombo Pereira.
No município
A ação é uma continuação do projeto “Ler é uma verdadeira aventura”, iniciado em 2023, que visa estimular o hábito da leitura entre os alunos. O projeto se alinha ao compromisso do “Cantinho da Leitura”, do Ministério da Educação (MEC), e também ao novo currículo da Escola em Tempo Integral, que foi elaborado com a participação dos professores e da Secretaria Municipal de Educação de Siderópolis.
“Foi a partir deste contexto que propusemos, do primeiro ao quinto ano, momentos de leitura. A professora Lorita sugeriu movimentar a biblioteca da escola para que as crianças pudessem conhecer e utilizar o espaço”, explicou Denise Nunes, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Siderópolis.
Essa iniciativa tem fortalecido a relação entre as crianças e a leitura, além de enriquecer o aprendizado em um ambiente dinâmico e envolvente.
The post Cinema ensina matemática a alunos de Siderópolis appeared first on SCTODODIA.