Gente, com o iPhone em mãos para reservar uma mesa em um restaurante mega badalado, estava de pernas para o ar deitada no sofá de couro italiano em meu apê no Copacabana Palace. Eis que, enquanto finalizava a reserva, meu celular foi bombardeado com trechos do bate-papo de Pedro Bial com a filha da inesquecível Janete Clair. Meu bem, ela revelou detalhes de bastidores de novela, que me deixou surpresa.
Bem, acontece que o programa ‘Conversa com Bial’, exibido na última terça-feira (20), recebeu as presenças ilustres da filha da saudosa Janete Clair, Denise Emmer, e do parceiro de novelas, Daniel Filho. Junto a Pedro Bial, a dupla homenageou a autora que completaria 100 anos em 2025.

Ao serem questionados sobre uma possível rivalidade entre Janete Clair e o marido, o autor Dias Gomes, a filha do casal negou qualquer tipo de competição. Segundo ela, os dois trocavam ideias e costumavam opinar no trabalho um do outro.
“Um dava pitaco na novela do outro; o assunto no jantar em casa era novela, falavam sobre o personagem que deveria morrer, o que não deveria […]”, relembrou Denise.
Comentário que foi confirmado por Daniel Filho, parceiro de 13 de novelas de Janete Clair: “Dias escrevia mais para o antigo horário das 22h, e a Janete para o horário das 20h. Janete era completamente apaixonada por Dias.”
Durante o bate-papo descontraído e nostálgico, Denise Emmer contou um fato curioso que aconteceu na infância e que a fez ficar de castigo, ela deu spoiler do que iria ocorrer em uma novela da mãe.

Aos risos, ela relembrou que contou à professora quem matou o personagem ‘Salomão Hayalla’, em ‘O Astro’ (1977). Dias depois, o segredo vazou para uma revista, e Janete a colocou de castigo. Por anos, ela se perguntou se a culpa tinha sido sua.
Emocionado, Daniel Filho recordou que, após a censura de ‘Roque Santeiro’ (1975), Janete escreveu ‘Pecado Capital’ em apenas dois meses para reaproveitar todo o elenco e evitar demissões.
“Ela escreveu todos os personagens pensando nos atores. Na mesma semana da censura, comecei a receber os capítulos”, completou.