No centenário de Janete Clair, filha da autora fala sobre o legado e bastidores no ‘Conversa com Bial’

imagem do whatsapp de 2025 05 21 à(s) 12.36.00 b314e397

Gente, com o iPhone em mãos para reservar uma mesa em um restaurante mega badalado, estava de pernas para o ar deitada no sofá de couro italiano em meu apê no Copacabana Palace. Eis que, enquanto finalizava a reserva, meu celular foi bombardeado com trechos do bate-papo de Pedro Bial com a filha da inesquecível Janete Clair. Meu bem, ela revelou detalhes de bastidores de novela, que me deixou surpresa.

Bem, acontece que o programa ‘Conversa com Bial’, exibido na última terça-feira (20), recebeu as presenças ilustres da filha da saudosa Janete Clair, Denise Emmer, e do parceiro de novelas, Daniel Filho. Junto a Pedro Bial, a dupla homenageou a autora que completaria 100 anos em 2025.

imagem do whatsapp de 2025 05 21 à(s) 12.36.01 7f6d637e
Daniel Filho e a filha de Janete Clair, Denise Emmer foram entrevistados por Bial (Reprodução/Globo)

Ao serem questionados sobre uma possível rivalidade entre Janete Clair e o marido, o autor Dias Gomes, a filha do casal negou qualquer tipo de competição. Segundo ela, os dois trocavam ideias e costumavam opinar no trabalho um do outro.

“Um dava pitaco na novela do outro; o assunto no jantar em casa era novela, falavam sobre o personagem que deveria morrer, o que não deveria […]”, relembrou Denise. 

Comentário que foi confirmado por Daniel Filho, parceiro de 13 de novelas de Janete Clair: “Dias escrevia mais para o antigo horário das 22h, e a Janete para o horário das 20h. Janete era completamente apaixonada por Dias.”

Durante o bate-papo descontraído e nostálgico, Denise Emmer contou um fato curioso que aconteceu na infância e que a fez ficar de castigo, ela deu spoiler do que iria ocorrer em uma novela da mãe.

imagem do whatsapp de 2025 05 21 à(s) 12.36.01 37a23d44
Janete Clair faria 100 anos em 2025 (Arquivo/TV Globo)

Aos risos, ela relembrou que contou à professora quem matou o personagem ‘Salomão Hayalla’, em ‘O Astro’ (1977). Dias depois, o segredo vazou para uma revista, e Janete a colocou de castigo. Por anos, ela se perguntou se a culpa tinha sido sua.

Emocionado, Daniel Filho recordou que, após a censura de ‘Roque Santeiro’ (1975), Janete escreveu ‘Pecado Capital’ em apenas dois meses para reaproveitar todo o elenco e evitar demissões.

“Ela escreveu todos os personagens pensando nos atores. Na mesma semana da censura, comecei a receber os capítulos”, completou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.