Obras de infraestrutura no Lote 2 de Vicente Pires mudam a realidade da Colônia Agrícola Samambaia

21.5. obras em vicente pires. foto divulgação sodf2

As obras de infraestrutura no Lote 2 de Vicente Pires, também conhecido como Colônia Agrícola Samambaia, foram retomadas com força total nesta chegada do período seco. A intervenção marca a última etapa do cronograma de urbanização previsto para a região, beneficiando diretamente milhares de moradores e comerciantes que há décadas convivem com os transtornos causados pela falta de infraestrutura adequada.


Com investimento de aproximadamente R$ 60 milhões, os serviços são coordenados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) e contemplam a execução de rede de drenagem pluvial, construção de lagoa de detenção, pavimentação asfáltica, instalação de meios-fios, construção de calçadas, abertura de bocas de lobo, sinalização horizontal e vertical, além da implantação de nova iluminação pública.

As obras se concentram em importantes eixos viários, como as avenidas da Misericórdia, Contorno e Flor da Índia, mas também alcançam chácaras adjacentes, como as chácaras 60, 65B e 149, garantindo melhorias não apenas nas vias principais, mas em todo o entorno da Colônia Agrícola.

“Esse tipo de obra transforma completamente o cotidiano da população”, avalia o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro. “Trata-se de uma intervenção definitiva, que resolve os problemas de alagamento, poeira, barro e insegurança viária. Nosso compromisso é entregar uma cidade mais digna, segura e funcional para quem vive e trabalha nessas regiões.”

A expectativa é que, com a conclusão do Lote 2, toda a área urbana de Vicente Pires esteja devidamente estruturada, consolidando uma das maiores frentes de urbanização já realizadas no DF.

Reconhecimento da comunidade

Moradores antigos da Colônia Agrícola Samambaia acompanham de perto o avanço das máquinas e não escondem a satisfação com o que está sendo executado. É o caso de Jairo José Ferreira, morador da região desde 1962: “A obra aqui está espetacular. Há anos aguardamos a chegada dessas melhorias. Hoje, a Avenida da Misericórdia tem um trânsito extremamente movimentado, com engarrafamentos. Essa obra era mais do que necessária”.

Para João Rodrigues, que vive na região há cerca de 15 anos, a transformação é evidente: “Desde que me instalei aqui, nunca vi nenhuma obra desse porte, com águas pluviais, asfalto, calçada. Aqui era lama e poeira, um sofrimento para a gente. Acredito que agora vai melhorar bastante”.

Já Cleiton Alves, também morador há mais de 15 anos, aposta em um novo status para a principal via da região: “A Avenida da Misericórdia sempre foi meio abandonada em comparação com as outras vias que cortam o Vicente Pires. Minha expectativa é que, com as obras, esta avenida se transforme numa das melhores da cidade”.

De acordo com o cronograma da SODF, os serviços devem avançar ainda mais durante a estiagem, período ideal para execução de pavimentação e infraestrutura de drenagem.

*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura

Adicionar aos favoritos o Link permanente.