Exportações disparam e São José bate recordes

São José registrou um expressivo crescimento no comércio exterior no primeiro trimestre deste ano, com aumento de 33,3% nas exportações em comparação ao mesmo período de 2024 — resultado bem acima da média estadual, de 1,6%. Os dados são da 5ª edição do Boletim Econômico de São José, divulgado pela Aemflo/CDL-SJ, que também destacou o desempenho positivo do mercado de trabalho e o número recorde de novas empresas no período.

A cidade tem uma pauta de exportações diversificada, com o setor de vestuário liderando, responsável por 31,8% do total, movimentando US$ 3 milhões. Os principais destinos dos produtos josefenses estão na América do Sul, especialmente Uruguai (52,18%), México (14,08%) e Argentina (11,51%). As importações cresceram 8,7%, impulsionadas principalmente pelos setores industriais ligados à fabricação de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos, que empregam mais de 3,7 mil pessoas no município.

Além disso, São José registrou o melhor saldo de abertura de empresas dos últimos cinco anos, com 1.724 novos CNPJs, dos quais 1.586 são microempreendedores individuais, representando um aumento de 26,8% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. O setor de serviços permanece como motor da economia local, representando 58,1% dos CNPJs ativos, e foi responsável por 580 novos postos formais de trabalho no período, consolidando o município como um dos principais geradores de empregos em Santa Catarina.

The post Exportações disparam e São José bate recordes appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.