Estudantes do Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal estão vivendo intensamente uma experiência cívica inédita: campanha eleitoral com debates, comícios e materiais de divulgação. A atividade faz parte do programa Nosso Parlamento, promovido pela Escola do Legislativo (Elegis), que simula o funcionamento da Câmara Legislativa do DF (CLDF).
Na prática, os alunos assumem papéis de candidatos a deputado distrital, assessores legislativos e eleitores. Nesta primeira edição, instituída em março por iniciativa da vice-presidência da CLDF, ocupada pela deputada Paula Belmonte (Cidadania), mais de 14 mil estudantes se inscreveram, segundo a diretora da Elegis, Jane Marrocos. “Tivemos uma grande adesão”, comemora.
O Nosso Parlamento inclui duas simulações: o Plenarinho Distrital, voltado ao Ensino Infantil e Fundamental, e o Parlamento Jovem Distrital, direcionado ao Ensino Médio e Superior. É neste último que ocorre a eleição simulada para eleger 24 “deputados distritais”. Cada eleito poderá escolher dois colegas para atuarem como assessores legislativos.
Voto eletrônico e apoio institucional
A votação será realizada nesta quinta-feira, 22 de maio, com urnas eletrônicas reais fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) e distribuídas às escolas pela Polícia Militar. O cronograma do projeto inclui todas as etapas de uma eleição real: campanha, votação, diplomação e posse.
A diplomação, que oficializa os eleitos, ocorrerá no dia 27 de junho no auditório da CLDF, acompanhada por um encontro formativo. Já a posse será em 14 de agosto, no plenário da Casa Legislativa. Nessa ocasião, os jovens parlamentares deverão apresentar propostas legislativas, que podem inspirar projetos reais elaborados pelos deputados distritais.
Formação para a cidadania
Para preparar os alunos, a Elegis capacitou professores e forneceu conteúdos sobre democracia, funcionamento dos poderes, participação popular e elaboração de leis. Cada escola teve autonomia para adaptar o material à sua realidade.
“Esse projeto está sendo um sucesso. Os alunos estão vivenciando a democracia, fazendo propostas, debatendo, questionando. Tivemos formação em sala de aula, minicomício e faremos um minidebate entre os candidatos”, relata a professora Viviane Oliveira, do Centro Educacional 01 do Guará.
No Centro Educacional do PAD-DF, o coordenador Pedro Ernesto Eloy afirma que a proposta reforça projetos já existentes. “Temos uma trilha chamada ‘Como ser presidente’, em que tratamos dos Três Poderes. O Nosso Parlamento complementa essa formação.”
Prêmios para escolas mais engajadas
O programa também terá uma premiação para as escolas que mais se destacarem em participação e qualidade das propostas apresentadas. As instituições devem enviar uma redação de duas a quatro páginas com sua proposição legislativa. As três melhores serão contempladas com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), oriundos de emenda do deputado Joaquim Roriz Neto, atual Procurador da Juventude na CLDF: R$ 150 mil para o primeiro lugar, R$ 100 mil para o segundo e R$ 50 mil para o terceiro.
“Percebemos nas visitas às escolas que existe um distanciamento entre os jovens e o Poder Legislativo. Com o Nosso Parlamento, queremos aproximá-los, valorizar o engajamento e incentivar o protagonismo político desde cedo”, explica Roriz Neto.
Os recursos poderão ser utilizados em melhorias na infraestrutura escolar, compra de equipamentos e atividades extracurriculares, ampliando o impacto positivo do programa na vida dos estudantes.
Com informações da Agência CLDF