Compete Brasília já investiu mais de R$ 23,1 milhões para apoiar atletas do DF em competições nacionais e internacionais

Foto: Nina Quintana/Agência Brasília

Ser atleta de alto rendimento exige mais do que talento e dedicação. É necessário também investimento — muitas vezes alto — para custear viagens e participar de competições em diferentes cidades do Brasil e do mundo. Para aliviar esse desafio, o programa Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), foi criado com o objetivo de custear o deslocamento de atletas e paratletas, permitindo que eles concentrem seus esforços nos treinos e nas disputas.

Desde a sua criação, em 2019, o Compete Brasília já atendeu 20.419 atletas. Nesse período, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 23,1 milhões na iniciativa. Para 2025, a expectativa é ampliar tanto o investimento quanto o número de esportistas contemplados.

“O programa Compete Brasília tem sido fundamental para garantir que nossos atletas possam competir em alto nível, superando obstáculos que muitas vezes estão além do controle deles”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira. “Buscamos dar as condições necessárias para que nossos atletas se destaquem no cenário nacional e internacional, representando com orgulho o Distrito Federal.”

Oportunidade que muda vidas

Entre os beneficiados pelo programa está Lucas Cauê, de 25 anos. Atleta de cheerleading, ele vive atualmente nos Estados Unidos, onde conquistou uma bolsa de estudos graças ao desempenho no esporte. Em 2023, após competir em um campeonato mundial com apoio do Compete Brasília, foi convidado a permanecer no país. Hoje, além de atleta, atua como treinador de uma equipe local, trabalho que também tem caráter social.

“A ajuda com as passagens foi essencial. Antes, precisei até pedir dinheiro no semáforo para poder competir. Com o programa, pude focar nos treinos e evoluir muito. É um alívio grande, principalmente em viagens internacionais, em que os custos são em dólar”, conta Lucas.

História semelhante é a do jovem Eduardo Rodrigues, o Dudu, de 16 anos. Hoje atleta de handebol do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, ele foi descoberto durante o Campeonato Brasileiro de Clubes Infantil, em 2021. A viagem para o torneio foi viabilizada pelo Compete Brasília.

“Se eu não tivesse ido, não teria tido visibilidade. Foi lá que o técnico do Pinheiros me viu jogar”, lembra Dudu, que à época defendia uma equipe de Ceilândia. Desde então, ele já foi convocado duas vezes para a Seleção Brasileira e segue sonhando alto. “O programa me abriu portas. Quero continuar evoluindo.”

Como participar

O Compete Brasília contempla atletas e paratletas de alto rendimento de diversas modalidades, interessados em disputar campeonatos nacionais e internacionais. Para solicitar o benefício, é necessário realizar a inscrição por meio do site da Secretaria de Esporte e Lazer do DF. O pedido deve ser feito com pelo menos 40 dias de antecedência no caso de competições nacionais e 60 dias para as internacionais.

Com histórias de superação e conquistas crescentes, o programa vem se consolidando como um importante instrumento de inclusão e desenvolvimento esportivo, colocando o Distrito Federal em evidência no cenário esportivo brasileiro e internacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.