Aviso do presidente regional do PT, Jacy Afonso: o partido começa uma ofensiva para aproximação do eleitorado evangélico, que, sabe todo mundo, não tem lá muitas simpatias pelo petismo. Quem conduzirá esse trabalho é a Fundação Perseu Abramo, que já está com inscrições abertas, até o próximo dia 25/5, para o curso gratuito online “Fé e democracia para militância evangélica brasileira”.
Para participar, basta preencher o formulário eletrônico, link. A iniciativa, com duração de um mês e início na última semana de maio, conta com aulas expositivas, palestras e debates com lideranças do campo evangélico. Os encontros serão semanais – às quartas-feiras à noite e aos sábados pela manhã. Voltado para filiados, dirigentes e militantes do PT, lideranças sociais e evangélicas, contará com palestrantes das mais variadas denominações cristãs e de diferentes regiões do Brasil.
“Nosso objetivo é subsidiar o PT para melhorar a interlocução com a comunidade evangélica, que é parte integrante da classe trabalhadora. Ademais, há o fato de que a religião faz parte da realidade cultural do povo brasileiro. Daí a relevância e a influência desse público junto à sociedade”, explica o pastor presbítero Luís Sabanay, que é supervisor geral do curso e coordenador do Grupo de Estudos Inter-religiosos da Fundação Perseu Abramo.
Dessa maneira, a intenção é promover um diálogo construtivo entre fé cristã e democracia, combater a desinformação, possibilitar engajamento nas lutas sociais e destacar o impacto das políticas públicas na vida das famílias e das comunidades de fé. Para tanto, as aulas estão divididas em quatro módulos: Fé, política e justiça social; Diálogo com os evangélicos e construção de pontes; Enfrentamento à desinformação e manipulação política; e Engajamento político, impacto das políticas públicas e mobilização cidadã.
A coordenação política do curso é da deputada federal Benedita da Silva (RJ) e do presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto. A coordenação pedagógica está a cargo do pastor Sérgio Dusilek, que é doutor em Ciências da Religião e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e de Alexandre Brasil, doutor em Sociologia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).