Foto: Arquivo/Agência Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária disse neste sábado (17.mai.2025) ter encontrado os ovos fornecidos pela granja que teve focos de gripe aviária identificados. O órgão afirma que os produtos estão em Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Os ovos serviriam para a incubação em outras granjas dos 3 Estados. Não necessariamente significa que estejam contaminados, mas os procedimentos sanitários serão tomados como uma forma de precaução –incluindo a destruição dos produtos.
“Ressaltamos que não há comprovação de que tais ovos estejam contaminados com vírus da gripe aviária e que todas as medidas necessárias para proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas”, diz uma nota do Ministério da Agricultura.
O governo confirmou na 5ª feira (15.mai) o diagnóstico de gripe aviária em uma granja de Montenegro (RS). Em nota, informou que a doença “não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos”.
O ministro Carlos Fávaro (Agricultura) decretou estado de emergência zoossanitária no município gaúcho por 60 dias. A medida delimita uma área de controle com raio de 10 km a partir da empresa afetada, que abrigava cerca de 17.000 aves.
O governo do Rio Grande do Sul disse que todas as galinhas morreram em um galpão. Em outro, foram 80%. O restante foi sacrificado.
A gripe aviária é uma infecção viral que afeta aves e pode ser transmitida a humanos em casos raros. Causa doenças respiratórias graves.
Poder 360
The post Ovos com foco de gripe estão em granjas de 3 Estados, diz governo appeared first on Blog do BG.