Entre os dias 17 e 31 deste mês, o músico e pesquisador Daniel Pitanga realiza o projeto Aprendendo com Elas, uma iniciativa que valoriza a presença e o protagonismo das mulheres na música brasiliense. A proposta inclui rodas de conversa, momentos de criação coletiva, produção musical e um mini documentário, com foco na formação e no reconhecimento das artistas do Distrito Federal.
Os encontros têm caráter formativo e reflexivo, promovendo o diálogo sobre os desafios e as contribuições das mulheres no mercado musical. As rodas serão conduzidas por artistas da cena local e abordarão temas como a atuação feminina nos palcos, bastidores e processos criativos — sempre com a proposta de ampliar a diversidade e fomentar a equidade de gênero na indústria musical.
Segundo Pitanga, o projeto busca somar forças com movimentos e coletivos liderados por mulheres, promovendo espaços de escuta e colaboração. “Acreditamos que podemos nos tornar exemplos para as novas gerações e trabalhar de forma mais coletiva e horizontal, em que todas contribuam diretamente para a idealização e elaboração dos produtos artísticos”, afirma o músico.

A primeira roda de conversa acontece neste sábado (17), às 10h, no Espaço Jovem de Expressão, com entrada franca e classificação livre. Com o tema A Mulher Instrumentista, o encontro será conduzido por Paula Zimbres e Taís Vilar, e discutirá os espaços de formação, os contextos históricos e os perfis profissionais das instrumentistas em Brasília.
No dia 24, também às 10h, na Casa Kaluanã, Maísa Arantes e Thanise Silva conduzirão o debate “A Mulher Criadora”, discutindo o protagonismo feminino na composição e produção musical, com foco em musicistas, compositoras, arranjadoras e produtoras.

Encerrando o evento, no dia 31, às 10h, no Espaço Candeeiro Musical, Lirys Catharina e Jéssica Carvalho falarão sobre “A Mulher Percussionista”, abordando formação, desafios de mercado, equidade de gênero e os campos de atuação para percussionistas femininas.

Além das rodas de conversa, a equipe idealizadora está elaborando um álbum com composições de Daniel e arranjos das musicistas convidadas. A proposta inclui um álbum de partituras, um show de lançamento com oficina de Samba de Roda — ministrada pelo Coletivo Sambadeiras de Roda, que também participa de uma faixa original do álbum —, e um mini documentário que apresentará a narrativa do processo criativo e as perspectivas individuais das participantes.
Sobre a importância da equidade de gênero na música, Pitanga explica:
“Como músico e professor, acredito que a diversidade é algo de importância indispensável. Sempre procurei abordar temas das nossas matrizes culturais e da equidade de gênero nos meus cursos e aulas. O projeto Aprendendo com Elas surge como uma possibilidade concreta de realizar atividades de criação e formação com minhas parceiras — mulheres que admiro e que realizam trabalhos muito importantes aqui no DF”.
Ele também comenta os desafios enfrentados por mulheres no setor: “O campo da música ainda é muito desequilibrado entre homens e mulheres, com uma grande discrepância nas oportunidades de trabalho e remuneração. Transformar essa realidade é um processo complexo, que exige planejamento. Acredito que atuar tanto na criação quanto na formação, por meio de um projeto cultural, é uma ação que pode contribuir nesse sentido”.
Por fim, o músico fala sobre o caráter colaborativo do projeto: “Todas as ações foram pensadas de forma interconectada. Acredito que todas as pessoas envolvidas, de forma direta, acabam também ‘assinando’ os resultados e desdobramentos. Isso gera um sentimento de pertencimento. Como criador, decidi convidar profissionais — em sua maioria, mulheres — para participar de um projeto com múltiplos produtos e ações, e que desde o início foi concebido de maneira coletiva”.
“É um projeto que trata de música e cultura popular, mas carrega o ideal de ser mais inclusivo, diverso e colaborativo. De forma simples e transparente, todos nós nos empenhamos em oferecer o nosso melhor em nossos campos de atuação. E assim, seguimos juntos — aprendendo com elas”, finaliza o idealizador.
Aprendendo com Elas – Rodas de Conversa
Dia: Sábados de Maio
Horário: 10h às 12h
Datas: 17/05 – Jovem de Expressão – EQNM 18/20, Praça do Cidadão, Bloco C – Ceilândia
24/05 – Casa Kaluanã – QSB 12/13, Bloco A, Loja 4 – Mercado Sul – Taguatinga
31/05 – Espaço Cultural Candeeiro Musical – SCRLN 711, Bloco C, Loja 5 – Asa Norte – Brasília
Entrada: Franca e Livre