As vendas do comércio varejista subiram 0,8% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira, 15, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado veio abaixo da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 1,0%. O intervalo das previsões ia desde uma queda de 0,4% a uma alta de 2,0%.
Na comparação com março de 2024, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram queda de 1,0% em março de 2025. Nesse confronto, as projeções iam de uma queda de 1,4% a avanço de 2,2%, com mediana negativa de 0,6%.
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,2% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, o varejo acumulou alta de 3,1%.
Quanto ao varejo ampliado – que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício -, as vendas subiram 1,9% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal. O resultado também ficou abaixo da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, de alta de 2,1%. O intervalo das previsões ia desde uma queda de 0,7% a alta de 5,7%.
Na comparação com março de 2024, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 1,2% em março de 2025. Nesse confronto, as projeções variavam de uma redução de 1,5% a aumento de 3,8%, com mediana negativa de 0,8%.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 1,1% no ano. Em 12 meses, as vendas subiram 3,0%.
Estadão Conteúdo