
O Cursinho Popular Marcos Braga, iniciativa gratuita da rede de cursinhos Podemos, projeto do Levante Popular da Juventude de Roraima de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares, está com inscrições abertas até esta quinta-feira (15). Com aulas presenciais na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o projeto oferece 40 vagas para a turma de 2025 e formará ainda um cadastro de reserva com 20 candidatos, conforme ordem de classificação.
A acadêmica Suellem Morais, uma das coordenadoras do Movimento explicou que o objetivo é atender estudantes de todas as classes sociais. “O objetivo do cursinho é democratizar o acesso à educação superior, atendendo prioritariamente estudantes de escolas públicas, jovens de baixa renda e de periferia, trabalhadores, migrantes, mulheres, pessoas negras e indígenas, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAPN+”, esclareceu Suellem.
Com início previsto para 1º de julho, as aulas seguem até 7 de novembro, encerrando-se na semana anterior à aplicação do ENEM, para que os estudantes tenham um período de descanso. As atividades acontecerão à noite, das 19h às 21h, no bloco da LEDUCARR, dentro da UFRR.
O cursinho é dividido em quatro módulos e utiliza uma metodologia variada, com conteúdo teórico, resolução de questões, simulados, júri simulado e outras práticas interativas, buscando promover um aprendizado ativo e inclusivo. Ao final de cada módulo, é aplicado o Simulado Popular (SIPOP), com questões no estilo ENEM. Além das aulas, os estudantes têm acesso a material didático gratuito, desde textos e exercícios até cadernos, lápis e canetas, quando disponíveis.
A coordenadora do levante relatou que o corpo docente é composto por educadores voluntários, sendo eles estudantes universitários, mestres e doutorandos. “Todos comprometidos com a causa da educação popular. As aulas de redação são parte essencial da formação, com foco na prática e no repertório sociocultural. As correções são feitas em sala, mas os educadores estão disponíveis para feedbacks individuais quando solicitados”, finaliza Suellem.
Quem foi Marcos Braga ?
O cursinho leva o nome de Marcos Braga, professor, ativista e militante social falecido em 2021, vítima da COVID-19. Cearense de Pacajus, Braga era doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e notório defensor das causas ambientais, indígenas e LGBTQIAPN+. Seu legado segue vivo por meio da luta por uma educação mais justa e acessível.
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico. A coordenação do Movimento Popular Estudantil reforça que restam poucas vagas e convida a população a ajudar na divulgação, pois o prazo termina hoje.
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqHv7M3mVwTNEmdF90CPmwImHKpf5mIvRRQOCVwyrRgx6URg/viewform
O post Inscrições para cursinho popular encerram hoje apareceu primeiro em Folha BV.