
A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado aprovou nesta terça-feira (13) o projeto de lei que cria a Rota Turística Pacaraima–Rorainópolis (PL 4.728/2024), com o objetivo de integrar 15 municípios de Roraima por meio da BR-174 e rodovias complementares. A proposta segue agora para sanção presidencial.
De autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o projeto busca incentivar o turismo histórico, ecológico, cultural e gastronômico como alternativa de desenvolvimento econômico e valorização regional. O parecer foi favorável e relatado pelo senador Dr. Hiran (PP-RR).
Para o senador, a medida representa uma alternativa viável de geração de emprego e renda. “Rotas turísticas podem estimular o desenvolvimento econômico e social a partir do fortalecimento do turismo local e das atividades que surgem a partir dele”, destacou Dr. Hiran.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A rota turística, segundo o texto, deverá contar com ações de estruturação, gestão e divulgação dos atrativos ao longo do trajeto, com apoio técnico e financeiro por parte do Executivo federal. A proposta abrange os municípios de Pacaraima, Amajari, Uiramutã, Normandia, Boa Vista, Cantá, Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, São Luiz, São João da Baliza, Caroebe e Rorainópolis.

O que é uma rota turística
Rotas turísticas são trajetos estruturados que conectam localidades com potencial turístico, promovendo a circulação de visitantes de forma organizada. Elas incluem atrativos como paisagens naturais, patrimônio histórico, manifestações culturais e culinária regional.
No Brasil, exemplos consolidados incluem a Rota Romântica (RS), a Estrada Real (MG e RJ) e a Rota das Emoções (MA, PI e CE), que articulam diferentes destinos e geram impacto positivo nas economias locais. Na avaliação de Mecias de Jesus, Roraima tem um potencial turístico imenso, mas ainda “subaproveitado”.
O post Comissão do Senado aprova criação de rota turística entre Pacaraima e Rorainópolis apareceu primeiro em Folha BV.